Ensino_EnsinoSuperior

Advogado que pediu emprego no sinal consegue marcar entrevistas

O jovem, aprovado pela OAB, está desempregado desde janeiro

Samara Schwingel*
postado em 05/06/2019 17:38
Wítalo de Souza Cruz, 26 anos, é advogado formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e está desempregado desde janeiro deste ano. Em busca de uma oportunidade, o jovem passou a manhã de terça-feira (4) segurando uma faixa no começo da W3 Norte, em frente ao Brasília Shopping, centro comercial localizado na área central de Brasília. De terno e gravata, o advogado pediu emprego no sinal e já conseguiu fazer nesta quarta-feira três entrevistas em escritórios de advocacia da cidade."Amanhã (6), eu tenho marcadas mais três", comemora.
O jovem parado ao lado da faixa na w3
"Recebi propostas para trabalhar em São Paulo, e advogados de vários estados do país ligaram para me apoiar", comenta Wítalo. A escolha do local foi estratégica. "Queria que meu currículo fosse visto por várias pessoas e de uma vez só. Tinha pensado em ir para frente da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas a visibilidade não seria tão boa".

Desde janeiro o jovem procurava emprego sem sucesso. Ele trabalhou no Governo do Distrito Federal (GDF) e foi exonerado no início do ano, com a troca de governo no Palácio do Buriti. Aprovado na OAB antes mesmo de sair da faculdade, ele estagiou no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), na Defensoria Pública da União (DPU), na Câmara dos Deputados e no Conselho Federal de Medicina (CFM). Ele contou que teve receio de colocar em prática o plano de pedir emprego no sinal, mas resolveu arriscar. "Fiquei com medo de não ser uma atitude bem-vista, mas a situação foi apertando e tive coragem. Chega uma que hora temos que agir", disse.

Wítalo está satisfeito com sua ousadia e recebeu diferentes propostas de emprego e profissionais que queriam ajudar. "Muitos advogados me ligaram para oferecer cursos de capacitação. Neste final de semana, por exemplo, vou viajar a Belo Horizonte (MG), com passagem e hospedagem pagas por um advogado de São Paulo, para participar do curso de coaching".

Nascido no Piauí, Wítalo veio para Brasília para estudar. No início, ele precisava da ajuda dos pais para pagar a faculdade, mas logo conseguiu um estágio e pode ajudar com os gastos. Atualmente, o jovem reside no Recanto das Emas, cidade distante 33 quilômetros do Plano Piloto. Ele acredita que ter criatividade é importante para quem quer sair do desemprego. "Inovar é interessante para quem está desempregado há muito tempo. Por exemplo, conheci muitos escritórios que existem aqui em Brasília e eu não tinha conhecimento. Além disso, consegui trabalhar meu networking, o que também é essencial", esclarece.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação