Ensino_EnsinoSuperior

Ministro diz que rede federal não conseguirá atender demanda

Fala foi durante a abertura do 12°Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (Cbesp), que ocorre em Belo Horizonte (MG)

Thays Martins
postado em 06/06/2019 20:18
Mais de 500 pessoas participam do 12;Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (Cbesp), que começou nesta quinta-feira (6) em Belo Horizonte (MG). Na abertura do evento, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a demanda do ensino superior deve crescer nos próximos anos e defendeu o ensino particular em detrimento do público. "O crescimento que tivemos nos últimos anos na educação superior foi fruto das instituições particulares. Não há condições da atual estrutura federal atender a demanda que irá ocorrer com as mudanças no país."
Congresso teve início nesta quinta-feira (6) e vai até sábado (8)
A expansão do ensino superior, de acordo com ele, será devido ao crescimento econômico que ocorrerá no país. Além disso, o ministro defendeu a flexibilização de regras para o setor. "Nossa agenda econômica é científica. A nova Previdência vai desarmar esse crescimento. Para que criar um monte de regras para quem quer estudar e quem quer ensinar?", disse.

O evento é organizado pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior (Fórum) e ocorre até sábado (8). O tema deste ano é Educação superior: inovação e identidade na construção de um Brasil plural.

Ainda na abertura do Congresso, o secretário executivo do Fórum e diretor presidente da Abmes,Celso Niskier, defendeu que a educação particular seja debatida durante o Cbesp, além da expansão do crédito estudantil. "Buscamos o aprimoramento e a expansão com qualidade do ensino superior. O crédito estudantil é necessário para que o Brasil volte a crescer", disse ao defender o financiamento para, principalmente, os alunos de baixa renda.
Também estava presente o  presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curia
Além disso, Celso Niskier disse que as instituições de ensino superior particulares estão comprometidas a apresentar propostas para a melhoria do ensino básico. "Mais de 80% dos professores são formados pelo nosso setor. Nós fomos desafiados pelo ministro da Educação a apresentar uma proposta para melhoria do ensino básico e em breve iremos apresentá-la", garantiu.

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curia, também defendeu que seja debatida no encontro formas de expansão do ensino particular. "Esse é um espaço excepcional. Temos que ter em mente a relevância, não só quantitativa, mas qualitativa desse ensino para a transformação da educação brasileira. Temos que ter propostas para que essa expansão continue. Esse setor é um grande gerador de emprego e tem a capacidade de ampliar a transformação do mercado de trabalho", afirmou.

Ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi um dos participantes do 12° Cbesp
O Congresso conta com a presença da professora Amábile Pacios, vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep); Anderson Pereira, diretor geral da Universia Brasil; além de representantes da Empresa Gobal de Educação do Grupo Santander e Francisco César de Sá Barreto, membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ministro da Educação garante realização do Enem


Questionado por jornalistas, o ministro da Educação garantiu que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano irá ocorrer mesmo com as trocas no Inep. "O Enem está garantido." Parem de circular que o Enem está ameaçado", disse.

O evento é transmitida on-line pelo site

*A estagiária, sob supervisão de Ana Sá, viajou a convite da Abmes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação