Ensino_EnsinoSuperior

Jovem que brilhou no STF vai para Harvard

O brasiliense Mateus Ribeiro fez história ao fazer sustentação oral no Supremo com apenas 18 anos de idade

Ronayre Nunes
postado em 21/06/2019 10:50
O jovem Mateus Ribeiro, 19 anos, chamou a atenção ; e encheu os brasilienses de orgulho ; mais uma vez. O garoto, depois de ter se tornado o mais jovem advogado a fazer a primeira sustentação oral em um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) ; aos 18 anos, agora irá para a Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
O brasiliense Mateus Ribeiro fez história ao fazer sustentação oral no Supremo com apenas 18 anos de idade
Ribeiro será o mais jovem brasileiro no programa de mestrado de direito da instituição, uma das mais bem-conceituadas do mundo. Mas nem tudo foi um mar de rosas para o rapaz. Ribeiro foi reprovado em um dos testes de inglês que fazia parte da avaliação para o ingresso em Harvard, mas não desistiu. ;Tive de provar para mim mesmo que ia me superar, que eu teria de passar por isso. Eu me senti muito decepcionado, é claro, mas foi um reforço para que continuasse;, disse Ribeiro, em entrevista à TV Globo.

Para entrar em Harvard, não só os ensinamentos técnicos foram o suficiente. Isso porque a instituição leva em conta mais do que as notas para aceitar novos integrantes, e, nesse sentido, contou a experiência de Ribeiro durante o período que realizou trabalhos na defensoria pública do Distrito Federal.

Sobre a nova fase da carreira, o jovem demonstra animação: ;Acho que será um ambiente muito desafiador, mas o melhor ambiente é aquele que puxa as pessoas para cima. Eu quis estar nessa mesa, vai ser muito importante para minha formação;.

Honra

Filho de pais advogados, Ribeiro entrou na Universidade de Brasília (UnB) aos 14 anos, depois de conseguir uma autorização da Justiça. No último ano da graduação, conseguiu a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Aos 18 anos, Ribeiro marcou a história do direito no país, ao se tornar o mais jovem advogado a realizar uma sustentação oral em um processo no plenário do STF. ;Para qualquer advogado é uma honra falar na mais alta Corte do país. Agradeço muito pela oportunidade;, comentou o Ribeiro na ocasião.

As boas-vindas ao mundo do direito, Ribeiro recebeu do ministro Edson Fachin: ;Cumprimento o jovem advogado que fez a sustentação oral, que o coloca no exercício da advocacia;.

Em uma entrevista ao Correio ainda em 2018, o jovem comentou um pouco sobre a rotina de estudos e o quanto isso foi fundamental para solidificar a carreira, e reforçou que a pressa e a idade não são fatores importantes para a qualidade de um profissional. ;Terminei o curso em quatro anos, pois fazia os cursos de verão. Mas é melhor demorar para voar e ir longe, do que começar cedo e avançar pouco;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação