Publicidade

Correio Braziliense

Estudantes estão a caminho de Brasília para o Congresso da UNE

São esperadas mais de 10 mil pessoas a partir desta terça-feira (9). Glenn Greenwald e Ciro Gomes vão participar do evento


postado em 09/07/2019 12:27 / atualizado em 11/07/2019 16:19

Universitários de vários estados estão a caminho de Brasília para participar do maior encontro do movimento estudantil do Brasil, o 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). O evento, que será iniciado nesta quarta-feira (10) e acabará no domingo (14), ocorrerá na Universidade de Brasília (UnB) e no Ginásio Nilson Nelson.
 
(foto: Bruno Peres/CB/D.A Press)
(foto: Bruno Peres/CB/D.A Press)

Segundo a UNE, 8.100 delegados — estudantes eleitos na proporção de um para cada mil alunos segundo o Censo de 2017 para representar os interesses das universidades — participarão do congresso. No total, a organização prevê um público de 10 mil pessoas para discutir pautas sobre educação, movimentos estudantis e a atual conjuntura política. 

Os participantes poderão ficar em alojamentos coletivos localizados em escolas e ginásios da cidade ou levar as próprias barracas. Segundo a UNE, os custos do transporte para o evento são de responsabilidade dos próprios estudantes, que já embarcaram na viagem para o Distrito Federal. 

Confira saga de estudantes a caminho de Brasília para o 57º Comune

Estudantes Tucujus sobre o Rio Amazonas em direção à Brasília no domingo (7)(foto: Willian Júnior | CUCA da UNE)
Estudantes Tucujus sobre o Rio Amazonas em direção à Brasília no domingo (7) (foto: Willian Júnior | CUCA da UNE)
 
Estudantes de Pelotas do Rio Grande do Sul saíram em direção à Brasília na madrugada desta terça-feira (9)(foto: Mari Dias | CUCA da UNE)
Estudantes de Pelotas do Rio Grande do Sul saíram em direção à Brasília na madrugada desta terça-feira (9) (foto: Mari Dias | CUCA da UNE)
 
Delegação do Ceará também saiu de Fortaleza na manhã desta terça-feira (9). 57º Comune (foto: Liz Filard | CUCA da UNE )
Delegação do Ceará também saiu de Fortaleza na manhã desta terça-feira (9). 57º Comune (foto: Liz Filard | CUCA da UNE )
 
A estudante de direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap) Mariela Pereira no Rio Amazonas rumo à Brasília. Vídeo por Thiago Mars / CUCA da UNE

57º Conune 

Neste ano, o Conune trará o tema "Na sala de aula é que se muda uma nação" com o intuito de debater sobre a situação da educação brasileira. Os delegados deverão propor formas de enfrentar as ações do atual governo. A eleição da nova diretoria da UNE para os próximos dois anos também faz parte da programação do evento.

Entre as presenças confirmadas para o congresso destacam-se o jornalista Glenn Greenwald, os candidatos à presidência nas eleições passadas Ciro Gomes e Guilherme Boulos e a líder indígena Sônia Guajajara. 

*A publicação de fotos e vídeos pelo Correio Braziliense foi autorizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE).
 
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
MEC lança diploma digital 20:01 - 10/12/2019 - Compartilhe

MEC lança diploma digital

publicidade
MEC lança diploma digital. Acompanhe ao vivo 15:04 - 10/12/2019 - Compartilhe

MEC lança diploma digital. Acompanhe ao vivo

publicidade
Começa a primeira edição da FeLiB 14:46 - 09/12/2019 - Compartilhe

Começa a primeira edição da FeLiB

publicidade