Publicidade

Correio Braziliense

Ministro da Educação nega rumores de mensalidade nas universidades públicas

Weintraub convocou uma reunião nesta terça-feira (16) com reitores para anunciar reformulação das instituições federais, mas afirma que elas continuarão sendo gratuitas


postado em 15/07/2019 19:51 / atualizado em 15/07/2019 20:02

Em uma postagem no Twitter, no último domingo (14), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, rebateu os boatos que circulavam na internet e afirmavam que as universidades públicas passariam a cobrar mensalidade dos alunos. De acordo com os rumores, o anúncio seria feito em uma reunião convocada pelo Ministério da Educação (MEC) para a próxima quarta-feira (17), para a qual foram convidados reitores de instituições de todo o país. Segundo o ministro, haverá reformas nas universidades federais, mas elas continuarão sendo públicas. 
 
 

“Dia 17 apresentaremos a reformulação das universidades federais, que continuarão públicas, e os estudantes não pagarão pela graduação, como hoje. Haverá mais liberdade para pesquisa e trabalho!”, escreveu Weintraub. “Não há privatização alguma! Teremos um modelo moderno, que nos aproximará da Europa, Canadá, Israel, Austrália, EUA, etc. A adesão das universidades será voluntária, permitindo separar o joio do trigo...As que quiserem ficar no atual modelo, poderão ficar…”, ressaltou em outro tweet. Ainda segundo o ministro, “há avanços maiores e menos polêmicos que serão apresentados dia 17”.

De acordo com informações divulgadas pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, para o jornal Valor Econômico, o novo programa para as universidades federais seria chamado Future-se e teria como objetivo o "fortalecimento da autonomia financeira das universidades e dos institutos federais". Ele não explicou, entretanto, como se dariam essas mudanças. 


Reitores de universidades públicas são convocados para reunião institucional

Representantes de diferentes instituições públicas do país foram convidados pelo secretário de Educação Superior do MEC para participar de uma reunião institucional com o objetivo de apresentar o Programa Ministerial. Segundo o convite, o evento ocorrerá na terça-feira (16), às 16h, e na quarta-feira (17), às 9h. 

Em nota, a Universidade de Brasília (UnB) comunicou que “não foi oficialmente informada sobre nenhum projeto do governo para as universidades públicas federais” e que “não há mais informações” sobre o que será apresentado nas reuniões.  

 
Confira os tweets do ministro  

 
 
 
 
 
 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

MEC lança diploma digital 20:01 - 10/12/2019 - Compartilhe

MEC lança diploma digital

publicidade
MEC lança diploma digital. Acompanhe ao vivo 15:04 - 10/12/2019 - Compartilhe

MEC lança diploma digital. Acompanhe ao vivo

publicidade
Começa a primeira edição da FeLiB 14:46 - 09/12/2019 - Compartilhe

Começa a primeira edição da FeLiB

publicidade
Na passarela: a diversidade 17:35 - 08/12/2019 - Compartilhe

Na passarela: a diversidade

publicidade
publicidade
publicidade
Anhanguera oferece vestibular solidário 13:20 - 06/12/2019 - Compartilhe

Anhanguera oferece vestibular solidário