Publicidade

Correio Braziliense

PM cerca entrada do Inep para evitar tumulto entre estudantes e ministro

Estudantes são contra os cortes na educação e se opõem ao programa Future-se, que propõe aumentar verba privada no orçamento das federais


postado em 17/07/2019 12:52 / atualizado em 17/07/2019 13:33

Policiais da tropa de choque cercaram o prédio do Inep para evitar tumulto na saída do ministro enquanto estudantes se reuniam na porta para manifestar contra os cortes e se opor ao programa lançado, que propõe aumentar verba privada no orçamento das federais.
 
(foto: Rafaela Goncalves/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Rafaela Goncalves/Esp. CB/D.A Press)
  
 
O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, define a proposta como obscura e teme a perda da autonomia das universidades. “Nos coloca uma grande preocupação, porque passa a gerar uma dependência da universidade do setor privado, então todas as nossas patentes, o nosso desenvolvimento científico e tecnológico passam a ser não mais disponível ao público, passam a ser de propriedade de algumas empresas que  estão financiando”, diz. 
 
Diversas entidades estudantis manifestaram descontentamento e preocupação com programa Future-se na manhã desta quarta-feira(foto: Marcos Kauê/UNE)
Diversas entidades estudantis manifestaram descontentamento e preocupação com programa Future-se na manhã desta quarta-feira (foto: Marcos Kauê/UNE)
 
 
Ele acrescenta: “É isso que acontece nas universidades que eles deram de exemplo, mas o Brasil não é igual aos Estados Unidos e essa comparação é absurda. Assim como eles propõe organizações sociais, as OS para gerir alguns serviços da universidade, que é uma terceirização, é o início de uma privatização. Você perde a autonomia da universidade para essas empresas que têm interesse além do interesse público.”
 
 
*Estagiária sob a supervisão da editora Ana Sá. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Monja Coen inspira calouros da UnB 19:30 - 14/08/2019 - Compartilhe

Monja Coen inspira calouros da UnB

MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies 19:26 - 14/08/2019 - Compartilhe

MEC prorroga prazos do ProUni e do Fies

Irmãs pedem emprego na W3 Norte 17:14 - 14/08/2019 - Compartilhe

Irmãs pedem emprego na W3 Norte

publicidade