Ensino_EnsinoSuperior

Novidades na segurança e em pedidos eletrônicos marcam retorno da UnB

Semestre começa na próxima segunda-feira (12/8), com 48.593 alunos e 291 cursos

EuEstudante
postado em 09/08/2019 21:12
A Universidade de Brasília (UnB) retoma as aulas na próxima segunda-feira (12/8) nos quatro câmpus: Darcy Ribeiro (Brasília), Ceilândia, Gama e Planaltina. Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) da instituição, são ofertados, neste semestre, 132 cursos de graduação, 90 de mestrado e 69 de doutorado. Há 4.339 calouros provenientes do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e do vestibular e um total de 39.610 estudantes de graduação. Em pós-graduação, são 4.950 estudantes de mestrado e 4.033 de doutorado. A universidade conta com 2.836 docentes em exercício e 3.171 técnicos administrativos.
Calouros serão recebidos em semestre da UnB com programação de boas-vindas
A partir do primeiro dia do semestre, os postos da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) não mais farão o atendimento por curso. Qualquer estudante, de qualquer graduação, poderá buscar serviços em qualquer um dos postos. A ideia da mudança é facilitar a vida dos estudantes. Uma das novidades é o peticionamento eletrônico, que consiste em um recurso disponibilizado via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que permite ao aluno de graduação iniciar solicitação ao SAA eletronicamente, sem necessitar de deslocamento aos locais de atendimento. Com a ferramenta, os alunos poderão solicitar, entre outros serviços, o aproveitamento de estudo para reconhecer os créditos de disciplinas cursadas anteriormente em outra instituição de ensino superior (IES).

Idealizador é homenageado

Outra novidade é a disciplina sobre Darcy Ribeiro, idealizador e fundador da UnB. ;Darcy Ribeiro: pensamento e fazimentos; é oferecida pelo Decanato de Extensão (DEX) e teve todas as 200 vagas disponibilizadas no Matricula Web (sistema eletrônico que gere a vida acadêmica) preenchidas. A proposta é mostrar os feitos e o legado do intelectual, bem como apresentar para os alunos o personagem que dá nome ao primeiro câmpus da instituição. Em breve, a matéria também estará disponível para interessados em geral, da comunidade externa. Há expectativa de abrir um curso de extensão para receber inscrições daqueles que não estão matriculados na UnB. A matéria será ministrada no formato de seminários temáticos, com a participação de professores de diferentes áreas, às quartas-feiras, 19h, com início em 14 de agosto.

Matéria pró-animal

Disciplina sobre direitos dos animais é novidade do semestreA disciplina Mobilização Pública e Direitos Animais também será ofertada pela primeira vez neste semestre. Aberta a alunos regulares da UnB e também à comunidade em geral, foram oferecidas, ao todo, 100 vagas, sendo 70 destinadas a graduandos. As aulas começam em 14 de agosto, às 19h, para os estudantes da instituição, e em 21 de agosto para o público externo. Os encontros serão ministrados por professores do grupo O Direito Achado na Rua, da Faculdade de Direito (FD), e do curso de comunicação organizacional, da Faculdade de Comunicação (FAC).

Iniciativa do Grupo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades (Gedai), a programação da disciplina também prevê palestras com representantes de grupos e instituições ligadas à proteção animal. Para o público externo, a inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico ou no local do evento. Haverá certificado de participação. Os alunos da UnB se matricularam por meio do Matrícula Web. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gedaidireitosanimais@gmail.com.

Corredores de segurança

Os corredores de segurança, existentes desde agosto de 2018, foram limpos e receberam reforço na iluminação. Os corredores são cinco trajetos, na Asa Norte, que englobam as principais vias do câmpus Darcy Ribeiro e interligam os prédios administrativos e acadêmicos à Casa do Estudante e às L2 e L3 Norte. Em horários específicos, o efetivo de segurança será incrementado nesses caminhos, para que a comunidade se sinta mais segura. Para que os corredores sejam eficientes, é importante que qualquer pessoa que circule pelo câmpus da Asa Norte opte sempre por andar nesses caminhos e evite usar atalhos.
Em horários específicos, os corredores têm efetivo de segurança incrementado
Desde 2018, toda a movimentação nos espaços da UnB, inclusive em locais ermos, é filmada por 350 câmeras de videomonitoramento. As imagens são acompanhadas pela equipe de vigilância, que trabalha na Sala de Controle e Videomonitoramento da universidade. Equipada com 12 monitores de 40 polegadas e servidores para armazenar as imagens recebidas, a central funciona ininterruptamente: 24 horas por dia, sete dias por semana.

De acordo com a Secom/UnB, além da implantação dos corredores e das câmeras, as árvores recebem poda constante e a iluminação dos câmpus tem sido continuamente revisada. Com sistema de radiocomunicação e capacitação contínua, os vigilantes atuam em duplas mistas, realizando rondas nos espaços da instituição e atuando como observadores nos estacionamentos dos prédios.
Em caso de emergência, a segurança da UnB pode ser acionada pelos telefones:
Câmpus Darcy Ribeiro: (61) 3107-6222
Câmpus de Planaltina: (61) 3107-8076 / 8006
Câmpus do Gama: (61) 3107-8905
Câmpus de Ceilândia: (61) 3107-5859 / 6222

Calouros serão recebidos com programação de boas-vindas

Para acolher os novos alunos, foi preparada uma programação especial de boas-vindas aos calouros. O #InspiraUnB, que corresponde às aulas inaugurais da graduação, será no câmpus da Asa Norte, Darcy Ribeiro, em duas edições, para os turnos diurno e noturno, na quarta (14/8) e na quinta (15/8), respectivamente. As palestrantes foram escolhidas para apresentar reflexões e motivar os novos universitários. No dia 14, às 9h30, os calouros serão recebidos, no Centro Comunitário Athos Bulcão, pela monja Coen, que falará sobre ;Vivência universitária e saber transformador;.
Aulas da UnB recomeçam com 48.593 alunos e 291 cursos
;O céu não é o limite; é o tema da exposição do dia 15, que será abordado por Duilia de Mello, pesquisadora da Nasa (agência aeroespacial americana) e vice-reitora da Universidade Católica de Washington. A recepção, dessa vez, será no Centro Cultural da ADUnB, às 19h30. Ocorrerá também, a apresentação do grupo Rodas e Danças, na quinta-feira (15/8), às 19h30, no Centro Cultural da ADUnB, câmpus Darcy Ribeiro. Este projeto de extensão busca ampliar e difundir atividades de expressão corporal e dança para usuários de cadeira de rodas.

O transporte intercampi será ofertado durante o #InspiraUnB. Também haverá outros ônibus para o câmpus Darcy Ribeiro. Os interessados devem procurar o Serviço de Orientação ao Universitário (SOU) de seu câmpus para se inscrever. O site Boas-Vindas aos Calouros reúne informações sobre a graduação para esclarecer as principais dúvidas dos alunos que estão entrando na UnB, de modo a orientá-los sobre procedimentos e oportunidades da vida acadêmica.

Oportunidades oferecidas para a comunidade externa

Além da disciplina Mobilização Pública e Direitos Animais, a UnB oferece, a partir desta segunda-feira (12/8), outras atividades para o público externo. Os programas incluem oficinas esportivas, curso de extensão de dança sertaneja e curso de defesa pessoal. As inscrições podem ser feitas on-line e as vagas são limitadas. Interessados em participar do projeto Oficinas Esportivas podem efetuar a inscrição no Centro Olímpico, das 14h às 16h, às terças e quintas. As aulas começam na segunda-feira (12/8) e são voltadas para crianças entre 5 e 12 anos. O projeto dispõe de várias modalidades, como futebol, basquete, vôlei, dança, atletismo e rúgbi.

O curso de dança sertaneja universitária também tem início em 12 de agosto. Haverá duas turmas, iniciante e iniciado, no câmpus Darcy Ribeiro. Para os iniciantes, as aulas serão realizadas às segundas e quartas; para os iniciados, às terças e quintas. O horário é sempre das 12h30 às 13h30. Inscrições no Sistema de Extensão (SIEX) da UnB. A primeira turma do curso de defesa pessoal para LGBTQ%2b, mulheres e negros do câmpus Darcy Ribeiro teve todas as vagas preenchidas e uma turma extra foi aberta. O novo horário é das 19h30 às 20h30, nas terças e quintas. Há 40 vagas disponíveis, 15 delas destinadas à comunidade externa. Podem participar das atividades as pessoas consideradas mais vulneráveis à violência: mulheres, negros, LGBTI e indígenas. Os encontros começam em 20 de agosto.

As inscrições para o câmpus de Ceilândia também estão abertas, onde as aulas serão às quartas e sextas, das 19h30 às 21h. As ações são ofertadas pelas diretorias de Diversidade (DIV/DAC) e de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC/DAC) em parceria com o Projeto de Extensão Escuta Diversa. Interessados podem se inscrever pelo site.

Programações variadas serão realizadas ao longo do semestre

Na quarta-feira (14/8), o professor Boyd Swinburn da Universidade de Auckland (Nova Zelândia) apresenta o relatório The Global Syndemic of Obesity, Undernutrition, and Climate Change: The Lancet Commission report (A Síndrome Global da Obesidade, Subnutrição e Alterações Climáticas: o relatório da Comissão Lancet, em tradução livre), que trata de pontos em comum entre obesidade, desnutrição e mudanças climáticas. O evento será no auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde, no câmpus Darcy Ribeiro, às 18h. Inscrições podem ser feitas on-line.

Em 21 de agosto, a UnB sedia programa de formação continuada de professores da educação básica com o tema saúde mental. A IV Virada Pedagógica, apoiada pela Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL), ocorre, simultaneamente, em 14 regionais de ensino. Docentes e pesquisadores interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail: cildeg@unb.br, até segunda-feira (12/8), e enviar nome completo, matrícula, unidade acadêmica, telefone de contato, turno de preferência de participação e título da ação. Mais informações: 3107 6417

A 19; edição da Semana Universitária, marcada para 23 a 27 de setembro, terá o tema ;Encontros que transformam;, que pretende expandir o conceito de saúde mental e bem-estar, incorporando ações contínuas de valorização, promoção e prevenção. A comunidade acadêmica é convidada a promover atividades, como rodas de conversa, projetos de extensão e ações voltadas para o autocuidado físico e mental. Interessados devem entrar em contato, até 15 de agosto, com o Decanato de Extensão (DEX) pelo e-mail: comunicacaodex@unb.br. Também é necessário enviar nome completo, unidade, telefone de contato, turno de preferência de participação, título da atividade e público-alvo. Mais informações pelo telefone (61) 3107-0330 e no site.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB convida professores, técnicos e alunos da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) para debater o processo de autoavaliação da universidade e os resultados de avaliação dos cursos de arquivologia, biblioteconomia e museologia. A atividade será realizada na segunda-feira (12/8), às 10h, no auditório da FCI. Aberta a toda a comunidade acadêmica. Informações pelo telefone (61) 3107 0213 e no site.

As inscrições para aulas presenciais gratuitas do Idiomas sem Fronteiras (IsF-UnB) vão até quinta-feira (15/8) para inglês e português para estrangeiros. Para cursar o primeiro, é necessário já ter realizado o nivelamento pelo exame TOEFL ITP, oferecido pelo próprio projeto, ou pelo curso on-line My English Online (MEO). A grade horária está disponível no link.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação