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Future-se é tema de reunião com comissão da Câmara no MEC

Encontro entre secretário de educação superior e parlamentares ocorreu nesta terça-feira na sede da pasta

EuEstudante
postado em 13/08/2019 17:05
Em visita ao Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira, 13 de agosto, deputados da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha os trabalhos da pasta reuniram-se com o secretário de educação superior, Arnaldo Lima, para tratar do Future-se. O projeto, anunciado pelo Ministério da Educação em 17 de julho, busca o fortalecimento da autonomia administrativa, financeira e da gestão das universidades. Essas ações serão desenvolvidas por meio de parcerias com organizações sociais.
Future-se foi lançado em 17 de julho pelo ministro da Educação Abraham Weintraub
Durante a reunião, os parlamentares ouviram explicações do secretário sobre o programa e, de acordo com o MEC, foi mais um passo no diálogo entre os poderes para esclarecer o projeto. Durante o encontro, foram destacados alguns pontos principais da proposta, como o Fundo Soberano do Conhecimento e os fundos de autonomia das universidades. Segundo o ministério, os pontos financeiros do programa têm potencial de até R$ 102 bilhões a serem cooptados pelas instituições.

Os congressistas querem aprofundar a discussão sobre o Future-se antes do envio do projeto de lei para o Congresso Nacional. A consulta pública sobre o programa está aberta até esta quinta-feira (15/8) para receber sugestões da população e de reuniões com parlamentares e instituições federais de ensino público.

Consulta pública
Para participar da consulta pública, é preciso criar um cadastro com e-mail e CPF na plataforma. Os cidadãos que pretendem contribuir para a construção do programa Future-se têm até as 23h59 do dia 15 de agosto para enviar as sugestões. Somente os cadastrados podem enviar comentários sobre a proposta. Os interessados precisam preencher um perfil, indicando sua cidade e estado, faixa etária, nível de escolaridade e ocupação. A consulta pública tem duas etapas. Na primeira, o participante pode escolher três opções a cada capítulo: "totalmente claro", "claro com ressalvas" e "não está claro". Além disso, há espaço para incluir comentários por escrito no fim de cada capítulo. Já na segunda etapa, o participante pode ainda utilizar um campo de texto para fazer comentários gerais sobre o tema e ainda contribuir com propostas.

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