Publicidade

Correio Braziliense

Instituições de ensino superior oferecem serviço de atendimento psicológico

Os centros de formação de psicologia disponibilizam sessões de terapia gratuitas ou de baixo custo


postado em 13/08/2019 16:33 / atualizado em 14/08/2019 20:48

Várias instituições de Ensino Superior de Brasília oferecem serviços de atendimento psicológico gratuito ou de baixo custo. As sessões são promovidas pelos próprios alunos de semestres mais avançados, que têm estágio obrigatório, mas sempre supervisionados pelos professores. A maior parte das instituições conta também com atendimento de plantão psicológico, sessões em grupo e oferecem o serviço para variadas faixas etárias. Confira alguns serviços:

Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb)
 
O Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) é uma das instituições que oferecem apoio à saúde mental. O Serviço de Psicologia João Cláudio Todorov, presente na unidade da Asa Sul, faz atendimentos clínicos de psicoterapia individual, em grupo e conjugal, assim como intervenções em grupos sociais. O serviço também é feito no Câmpus Liliane Machado, localizado em Ceilândia.

“Hoje já nos tornamos referência de vários atendimentos, como de problemas alimentares no Câmpus Sul. Em Ceilândia, o projeto tem um impacto muito grande também, porque lá é a única instituição com atendimento psicológico na cidade”, afirma a professora e coordenadora do curso de Psicologia do Iesb, Graziele Furtado.
 
Os serviços são feitos por psicólogos e alunos do 9º e 10º semestres do curso de psicologia, com a supervisão de professores. Os atendimentos individuais duram 50 minutos, ocorrem semanalmente e podem se estender por quatro semestres. O programa também conta com serviço de plantão, que oferece acolhimento e suporte às pessoas a partir de 15 anos que precisam de urgência.
 
No momento, as inscrições para os atendimentos individuais no Câmpus Sul estão interrompidas devido à grande procura. Caso tenha interesse, o paciente deve se consultar no atendimento de plantão antes.
 
Serviço de atendimento psicológico do Iesb
Serviço de atendimento psicológico do Iesb
 
 
Câmpus Sul

Plantão
A clínica da Asa Sul localiza-se no Câmpus Edson Machado (Av. L2 Sul, Quadra 613), Bloco M, 2º  andar e funciona de segunda-feira a sábado. O espaço é formado por 13 consultórios com equipamentos de áudio, vídeo e espaços para atendimento infantil, grupos e psicodrama. O paciente pode se consultar até cinco vezes no serviço de plantão. Depois, ele é encaminhado para o atendimento individual.
 
Segunda-feira: das 16h às 18h e das 18h às 21h
Terça-feira: das 8h às 12h
Quarta-feira: das 8h às 12h e das 17h às 21h
Quinta-feira: das 8h às 12h; das 15h às 18h e das 18h às 21h
Sexta-feira: das 8h às 12h; das 17h às 18h e das 18h às 22h
Sábado: das 9h às 12h

Atendimento aos idosos
O projeto Papo Experiente promove aos idosos um contexto de reflexão sobre as competências, habilidades, interesse e sobre os aspectos pessoais, afetivos, familiares, sociais, e econômicos. O objetivo central é a promoção de saúde física, mental e emocional. O projeto oferece tanto o atendimento na modalidade individual, quanto em grupo para pessoas com mais de 60 anos.

Outros serviços
O programa do Iesb também inclui atendimento psicológico e nutricional para pessoas adultas com diabetes, obesidade, alergias, intolerâncias e/ou transtornos alimentares. 

Câmpus Oeste

Plantão
O Iesb Oeste (QNN 31 - Áreas Especiais B/C/D/E  - Ceilândia Norte) tem funcionamento na segunda, quarta, quinta e sexta-feira. A Clínica-Escola de Psicologia do IESB Oeste tem 11 salas de atendimento, incluindo espaços para atendimento infantil, em grupo, familiar ou de casal.

Segunda-feira: das 16h às 18h e das 18h às 22h
Quarta-feira: das 8h às 12h e das 18h às 22h
Quinta-feira: das 8h às 12h e das 18h às 22h
Sexta-feira: das 8h às 12h e das 18h às 22h

Neste semestre, as inscrições para atendimento no Câmpus Oeste só serão feitas presencialmente no evento Iesb em Ação, um Programa de Responsabilidade Social inserido no âmbito da Extensão Universitária do IESB. O evento ocorrerá três vezes durante o semestre e a primeira data está prevista para o fim de agosto.

Anote: 
(61) 3962-4802/3962-4748
SGAS Quadra 613/614 - Asa Sul, Brasília - DF, 70200-730 e Ceilândia Norte QNN 31 - Distrito Federal, Brasília - DF, 72225-315
Para mais informações acesse www.iesb.br/servicodepsicologia
Atendimento gratuito

Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)

O Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) disponibiliza atendimentos psicológicos semanais de 50 minutos por sessão, com uma taxa mensal de  R$ 40.
  
“Além da área clínica, nós prestamos diversos tipos de atendimento, tanto individual como em grupo. Prestamos consultorias na área de psicologia organizacional, em escolas públicas e privadas e também trabalhamos com convênios”, explica a professora e coordenadora do curso de psicologia do UniCEUB, Simone Roballo. A profissional ainda ressalta que vários órgãos públicos e instituições de ensino já conhecem o serviço oferecido pelo curso e solicitam atendimentos e parcerias.

Para este semestre, os interessados devem entrar em contato com a clínica pelo telefone 3966-1626, a partir de 26 de agosto. A instituição oferece atendimento individual, em grupo, familiar, para casal e avaliação psicológica e o acompanhamento costuma se estender por dois anos. Os atendimentos clínicos são feitos na unidade do Setor Comercial Sul, quadra 1.

Os interessados em participar do atendimento clínico devem fazer uma entrevista de triagem antes, no estabelecimento do Setor Comercial Sul, para serem encaminhados a profissionais e tratamento. A triagem é feita três vezes por semana, nas segundas-feiras, das 8h às 12h,  quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, e quintas-feiras, das 14h às 17h.
 
Anote:
(61) 3966-1687/3966-1626
Setor Comercial Sul, Quadra 1 - Edifício União - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400
Taxa: R$ 40

Universidade de Brasília (UnB)

Na Universidade de Brasília (UnB),  os atendimentos são feitos por estudantes a partir do 7º e 8º semestres e as vagas disponibilizadas variam de acordo com a demanda do grupo de psicólogos. As sessões podem ser individuais ou em grupo para crianças, adultos, casais, idosos e famílias.

O Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos da Universidade de Brasília (Caep/UnB)  oferece atendimento para todo tipo de público a partir das 8h até as 20h. Para marcar, os interessados devem ligar na segunda-feira, a partir das 8h30, no telefone 3107-1680. 

Entre os atendimentos disponíveis estão: atendimentos individuais para crianças, adolescentes e adultos, terapia conjugal e familiar, intervenção precoce nas primeiras crises do tipo psicótica, atendimento a pessoas com dores crônicas e atendimento a meninas entre 9 e 14 anos que tenham sofrido abuso sexual.
 
Clínica da UnB
Clínica da UnB
 
Atualmente, o Caep dispõe de seis salas para atendimento infantil, 15 salas para atendimento de adultos e seis salas para supervisão. A capacidade máxima é de 264 atendimentos diários e 72 horas diárias de supervisão.

A clínica fica no Câmpus Darcy Ribeiro, em frente à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), com entrada pela L3 Norte. Neste semestre, possivelmente abrirá vagas para atendimento a partir de 19 de agosto. As sessões têm duração de uma hora e a frequência depende da avaliação do terapeuta.

Anote:
(61) 3107-1680
Câmpus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília-DF | CEP 70910-900
Mais informações sobre o serviço em unbcaep.wordpress.com/page/1/
Atendimento gratuito

Universidade Católica de Brasília (UCB)

O Centro de Formação em Psicologia Aplicada (CEFPA) da Universidade Católica de Brasília (UCB) oferece apoio a pacientes com problemas de saúde mental desde 2001.

O programa é realizado por meio de atendimentos e serviços psicológicos feitos pelos estudantes do curso de psicologia e oferecidos à comunidade do Distrito Federal.

Os serviços são ofertados semestralmente e distribuídos entre sessões individuais e em grupos. Neste semestre, as inscrições para o acompanhamento individual não serão abertas devido à grande lista de espera. Entretanto, serão abertas 30 vagas para psicoterapia de grupo possivelmente a partir de 12 de agosto. As inscrições são por meio do site bit.ly/2YNPP83.
 
Serviço de atendimento psicológico da UCB
Serviço de atendimento psicológico da UCB
 
 
O acompanhamento é feito semanalmente, mas varia de acordo com cada caso. As sessões individuais duram aproximadamente 50 minutos e as em grupo podem chegar até quatro horas. 
 
Anote:
(61) 3356-9328
Universidade Católica de Brasília, Bloco M, Sala M008.
Atendimento gratuito

UNIP

A partir do 6º semestre, os alunos do curso de psicologia da Unip estagiam sob supervisão dos professores e oferecem atendimento psicológico gratuito.

Além do atendimento semanal, a instituição oferece o auxílio de plantão psicológico, que recebe paciente a partir de 14 anos e possibilita até quatro sessões com o mesmo plantonista.
 
Atendimento psicológico na Unip
Atendimento psicológico na Unip
 
 
As inscrições ocorrem por meio de uma lista de espera, que será aberta de dezembro a março, e podem ser feitas pelo telefone (61) 2192-7092 ou na própria instituição. Os atendimentos duram o ano todo e, normalmente, o cliente é acompanhado por um semestre, podendo se estender dependendo do caso.

O serviço ocorre no bloco H do Centro de Psicologia da Universidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Os horários do Plantão Psicológico variam de: segunda-feira, das 16h30 às 18h30; terça à sexta-feira, a partir das 8h30 até 12h30; terça, quinta e sexta-feira das 18h30 às 20h30 e quarta-feira, das 16h30 às 20h30. 

Anote:
(61) 3349-0046
Sgas Quadra 913, s/nº - Conjunto B - Asa Sul, Brasília  (DF), Bloco H
Gratuito
 

Outras instituições que oferecem atendimento de graça ou de baixo custo

 
Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC)
O IBAC, instituto que tem cursos de formação em análise e comportamento, também oferece o serviço de atendimento psicológico gratuito. Lá, os alunos já são formados em psicologia e fazem curso de formação e especialização na área de análise comportamental. 

A instituição tem a Clínica Social Comunitário, que oferta atendimento psicológico à sociedade. A clínica conta com aproximadamente 15 estagiários e 120 vagas. Os interessados devem se inscrever pelo site ibac.com.br/social-comunitario/ a partir de fevereiro e agosto, quando começam os atendimentos. As vagas são limitadas.
 
Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC)
Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC)
 
 
“As pessoas dificilmente se conhecem. Não temos muita compreensão de nós mesmos e,  às vezes, agimos de determinadas formas que não entendemos. O atendimento clínico ajuda o cliente com um determinado conforto, em um ambiente propício e com um profissional que pode trazer o máximo de informações e confiança”, discorre a coordenadora da clínica particular, Aline do Prado Frasson, sobre a importância dos atendimentos gratuitos. 
 
O estágio obrigatório também é benéfico para os alunos, trazendo experiência profissional, reforça Aline.  Os atendimentos no Social Comunitário duram aproximadamente 50 minutos e ocorrem semanalmente.

Anote:
(61) 3242-5250
SGAS I SGAS 910 Mix Park Sul - Bloco F sala 119 a 132 - Asa Sul, Brasília (DF)
Atendimento gratuito

Conexão (Núcleo de Psicologia Clínica)
 
A Conexão, Núcleo de Psicologia Clínica, é uma rede ampla que oferece tratamento psicológico na Asa Sul, Asa Norte, Águas Claras e Gama. Entre os serviços ofertados pela clínica estão: psicopedagogia, psiquiatria, conexão social, habilidades especiais: superdotação e terapia ocupacional para crianças e idosos. 

A rede também ofertra tratamentos para autismo e síndrome de Down, incluindo o Método ABA (Análise do Comportamento Aplicada), Integração Sensorial, Modelo Denver de Intervenção Precoce, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. A equipe de psicólogos é especializada em diferentes abordagens de atendimento e atuam em escolas, hospitais e empresas. 

As psicoterapias podem ser realizadas individualmente, em casal, para famílias, gestantes e grupos. A clínica oferece mais de 35 convênios incluindo: AFEB, AFFEGO, ALLIANZ, ASETE, ASFUB, ASSEFAZ, BACEN, BNDES, CAESAN, CARE PLUS, CNTI, CONAB, E-SAÚDE, E-VIDA, FAPES, FASCAL, GAMA SAÚDE, INFRAERO, LIFE EMPRESARIAL, MEDISERVICE, NOTRE DAME, OMINT, PLAN ASSISTE (MPDFT), PLAN ASSISTE (MPF), PLAN ASSISTE (MPM), PLAN ASSISTE (MPT), PMDF, POSTAL SAÚDE (ECT), PROASA, REAL GRANDEZA, SERPRO, SINDICATO PRF, STF-MED, STM-PLAS/JMU, TJDFT, TRE, TRF, TRT, TST SAÚDE, UNAFISCO e VALEC. 

As sessões particulares com psicólogos formados são no valor de R$ 150, mas para aqueles que não têm condições de pagar o valor é de R$ 90. A clínica também oferece uma conexão social, onde os pacientes são atendidos por psicólogos que estão se formando e a taxa da sessão é de R$ 25. O horário de funcionamento das clínicas é das 8h às 20h.

Anote:
(61) 3321-7344  
(61) 99676-7821
Asa Norte - 1GTB CLN 316 Bloco F Ed Apollo Center Sala 219
Asa Sul - SRTVS Qd. 701 Ed Embassy Tower Sala 505
Gama - Quadra 11 Lotes 31/33. St. Central.
Águas Claras - Rua das Palmeiras Lote 3 ED. Cosmopolitan Salas 410/411
conexaonpc@gmail.com
Taxa: R$ 25 a R$ 150

Clínica Social Interpsi (Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial)

O Interpsi (Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial) oferece atendimento social com um preço simbólico entre R$ 50 e R$ 80. O instituto é focado em cursos de especialização voltados para clínica e trabalho comunitário.

Lá, são oferecidas terapia familiar, de casal e psicodrama. Todas a modalidades são conduzidas por psicólogos formados que estão cursando ou já cursaram alguma especialização no Interpsi.  Os atendimentos são feitos de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 19h. 

Anote: 
 
(61) 3242-8014
SGA/ Sul, Quadra 910, conjunto "B", Bloco "D", Salas 223,225 e 227, Edifício Mix Park Sul, Asa Sul Brasília (DF) 
Taxa: R$ 50 a R$ 80
 
 
* Estagiária sob supervisão de Ana Sá 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade