Nesta terça-feira (20), a consulta pública do programa Future-se chegou à marca de 55.764 pessoas cadastradas, de acordo com levantamento do Ministério da Educação (MEC). Foram registrados 31.282 comentários sobre ao menos um dos pontos da proposta. Inicialmente, a pesquisa encerraria em 15 de agosto, mas o prazo foi prorrogado até 29 do mesmo mês.
Em nota, o MEC informou que "o prazo foi estendido por mais duas semanas para que mais pessoas possam participar". Ainda de acordo com a pasta, "a consulta pública serve para abrir espaço a especialistas e população em geral opinarem sobre o projeto. As contribuições serão compiladas para aperfeiçoar a proposta normativa a ser enviada para o Congresso Nacional".
Quem deseja opinar sobre o Future-se deve se cadastrar com e-mail e CPF no site . É preciso informar ainda cidade, unidade da Federação, faixa etária, nível de escolaridade e ocupação.
Lançado em 17 de julho, o projeto se propõe a "dar maior autonomia" à gestão das universidades e dos institutos federais, ao facilitar investimentos particulares na educação superior pública.