EuEstudante
postado em 20/08/2019 19:39
O Ministério da Educação (MEC) mantém a escolha de Maurício Aires Vieira, até então assessor e diretor de Programas substituto da Secretaria Executiva do ministério, para assumir a direção do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ). Ariosto Antunes, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, ressaltou, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (20), que não se trata de uma intervenção, já que é pro tempore. "Essa designação não significa o caráter permanente. Tem caráter temporário, até que se conclua a análise do processo e apuração dos fatos;, afirmou o secretário.
Segundo o MEC, a suspensão do processo eleitoral do Cefet-RJ foi ocasionada por indícios de irregularidade. As denúncias foram enviadas à corregedoria da pasta para a devida apuração. ;As denúncias foram originadas na própria comissão eleitoral. Elas estão sendo apuradas porque envolvem condutas de agentes públicos. A apuração pode ter impacto sobre o processo eleitoral e é por isso que o resultado fica em suspenso até a conclusão;, disse o secretário.
Diretor-geral temporário
Maurício Vieira é natural de Capão do Leão (RS), tem 43 anos e experiência, tanto em universidade quanto em Cefet e instituto federal. O gaúcho é licenciado em Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 1999), mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2002) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, 2009), respectivamente.
Vieira foi vice-reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) na gestão de 2015 a 2019, diretor e coordenador acadêmico do Campus Jaguarão da Unipampa (2009 a 2014).
Tem experiência como orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação.
Em uma das experiências profissionais, participou da transformação do hoje Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul) de Cefet para Instituto Federal.