Ensino_EnsinoSuperior

Universidade americana oferece workshop para alunos de jornalismo do DF

Entre 19 e 25 deste mês, estudantes do UniCeub, Iesb e UnB assistem aulas e produzem conteúdo sobre broadcast e jornalismo digital

Daniela Santos*
postado em 22/08/2019 15:43
Desde segunda-feira (19/8), estudantes de jornalismo de instituições de ensino superior do Distrito Federal estão participando de um workshop de broadcast e jornalismo digital com professores da Michigan State University, dos Estados Unidos. O treinamento é voltado para alunos de três instituições do DF: Universidade de Brasília (UnB), Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e Centro Universitário Iesb. As instituições atuam em parceria com a Embaixada dos EUA, que trouxe especialistas da área para ensinar e produzir junto aos alunos. Em matéria de jornalismo on-line, os professores veem semelhanças entre os dois países, mas apontam os norte-americanos como consolidados há mais tempo em termos democráticos.
25 estudantes se reuniram para participar do workshop
Na primeira etapa do treinamento, 45 alunos participaram de um curso on-line de duas semanas, onde estudaram sobre as características gerais dos jornais norte-americanos, conceitos visuais de fotografia e vídeo e criação de narrativas a partir desses recursos.
Depois, para a etapa presencial, foram selecionados 25 estudantes para a etapa presencial, quando os alunos vão para a rua cobrir eventos relevantes na cidade, como protestos na Esplanada dos Ministérios e atividades na rodoviária do Plano Piloto. Os estudantes também assistiram a uma palestra sobre fake news com Samaruddin ;Sam; Stewart, jornalista independente californiano, especialista em tecnologia de mídia.
Alunos cobriram evento na rodoviária do Plano Piloto
O treinamento vai até domingo (25/8), ocasião em que os estudantes apresentarão as reportagens produzidas, em formato de vídeo. A iniciativa também conta com o apoio da Casa Thomas Jefferson.

Parceria entre Estados Unidos e Brasil

Adido de imprensa da Embaixada dos EUA no Brasil, Mark Pannel explica que a iniciativa surgiu da necessidade de firmar parcerias com instituições brasileiras. ;Estamos sempre buscando novas parcerias e novas audiências para a programação da Embaixada e dos consulados. Para isto, organizamos programas de intercâmbio e palestras com especialistas sobre temas importantes;, conta.

O objetivo do workshop é mostrar para os alunos como funcionam as mídias on-line e de televisão nos Estados Unidos. ;Os dois países são muito grandes e têm ambientes nos meios de comunicação bastante semelhantes. O Brasil é um dos países que mais usa redes sociais no mundo e, nesse sentido, são muito parecidos. Por isso é interessante trazer isso para cá.;

Experiência única

Formando em jornalismo da UnB, Celimar de Meneses, 23 anos, conta o que o motivou a participar do curso. ;O fato de ser dada por uma universidade estadunidense. O jornalismo lá, pra mim, é o melhor do mundo e queria aprender com eles;, comenta ele, que não esconde a animação.

Thaís Costa, 31, está no oitavo período do curso de jornalismo e acredita que o workshop vai contribuir com a formação profissional. ;A minha experiência está sendo única, aprendendo coisas incríveis com professores extremamente competentes e que têm prazer em ensinar. Tenho certeza que vou sair daqui uma profissional melhor preparada em todos os sentidos. Na essência, nós estamos aprendendo a ser bons profissionais;, destaca Thaís.

Democracias comparadas

Rachel Morão é brasileira e professora no curso de jornalismo na Michigan State University, na área de redes sociais e jornalismo digital. Ela veio ministrar o curso junto a mais três professores da instituição. Para ela, é fundamental o treinamento em ferramentas digitais para os jornalistas atualizado com as ferramentas on-line. ;O campo da comunicação está começando a se direcionar para a visualidade, mas ainda tem uma demanda maior no jornal escrito. Então, estamos animados em ensinar como usar essas tecnologias para contar novas histórias;.

Ela enxerga no histórico democrático a principal diferença entre o jornalismo que se faz nos dois países. ;O Brasil passou por um período de repressão, que é muito recente. Então, o jornalismo democrático, da forma que tem que ser, é muito jovem. Isso afeta algumas questões práticas no exercício da profissão;, diz. ;A lei de acesso à informação de lá é mais antiga, então os jornalistas já estão adaptados e trabalhando com esse material há mais tempo. Mas de forma geral, os países seguem os mesmos conceitos e objetivos;, completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação