Ensino_EnsinoSuperior

Correio publica conteúdo especial sobre o Enem a partir de segunda

Conteúdo exclusivo sobre o exame terá matérias, bancos de questões inéditas, lives, oficinas, correção ao vivo e muito mais. Primeira edição abordará a prova de matemática

Clara Lobo*, Jairo Macedo-Especial para o Correio
postado em 30/08/2019 06:00
Mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando aí. As provas do maior exame do país serão aplicadas em 3 e 10 de novembro. Nessas datas, 5,1 milhões de secundaristas de todo o Brasil comparecerão aos locais de prova em busca da vaga no ensino superior. E o Correio prepara novo material exclusivo para o candidato que está às voltas com os estudos em redação, matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. O Centro Educacional Sigma é parceiro do projeto e colabora com seu quadro de professores em materiais como lives e artigos.

A partir de segunda-feira (2/9), começa a circular a edição semanal do Especial Enem, caderno impresso que contará com matérias em que especialistas analisam as provas, dão dicas sobre a preparação ideal, o planejamento correto e o conteúdo que cairá na prova. Os estudantes também têm voz, dividindo com o leitor a rotina e expectativas. A cada edição, uma prova ganha destaque no suplemento ; nesta segunda-feira, a estreia será com matemática e suas tecnologias. Para este momento de revisão e análise de desempenho, o caderno impresso apresentará também questões inéditas.

;O projeto tem o potencial de ajudar muita gente, não é todo mundo que tem acesso fácil aos conteúdos do Enem;, avalia o candidato Alan Ximenes, 19 anos. ;Eu era bolsista em uma escola particular no Gama. A rede pública não tem bom investimento e preparo. Muitas vezes as pessoas nem sabem do que se trata a prova e como estudar.;

Júlia Teixeira, 19, saiu de Igaporã (BA) no início deste ano para fazer cursinho em Brasília. A jovem, que estudava em escola pública, acredita que materiais de auxílio como estes são importantes para todos. ;Um projeto como o Especial Enem pode ajudar muito. Não só no conteúdo como também em assuntos que vão além do que vemos no cursinho e, que talvez, não tivemos acesso durante a época de escola;, conta Júlia.
Carlos Eduardo:

;É um material de auxílio valioso para os estudantes;, avalia Natália Rocha, diretora pedagógica do Sigma. Para ela, o exame segue como protagonista na rotina dos secundaristas de Brasília e do Brasil. ;O interesse dos alunos só tem crescido. Hoje, o Enem e o PAS (Programa de Avaliação Seriada) da Universidade de Brasília (UnB) são os dois principais caminhos que os alunos escolhem para o próximo estágio da vida deles, em uma boa universidade;, diz ela. ;O exame sempre ganha destaque nas páginas do jornal. A intenção é auxiliar o leitor nos estudos e informá-lo sobre os pormenores da aplicação do exame;, afirma Ana Dubeux, diretora de redação do Correio.

Lives e videoaulas

Todo o conteúdo do caderno impresso estará disponível também on-line, em página especial e também junto ao conteúdo do Eu, Estudante, especializada em educação. Lá, o material ganha conteúdo audiovisual extra, e o banco de questões tem interatividade entre perguntas e respostas. ;Desse modo, os estudantes podem conferiro desempenho pessoal deles e saber que pontos precisam ser aprimorados;, afirma Cilene Vieira, superintendente de Marketing dos Diários Associados.

Além disso, a página do Eu, Estudante no Facebook (www.facebook.com/euestudante) traz, sempre às segundas-feiras, um professor convidado. Para discorrer sobre as provas e resolver, ao vivo, as questões do suplemento.
Júlia Teixeira:

Outras quatro lives especiais estão previstas às terças-feiras, quando professores do Sigma resolvem questões dos anos anteriores e dizem o que é tendência para 2019. As quartas-feiras contam com a professora e editora de Opinião do jornal, Dad Squarisi, que prepara videoaulas com dicas fundamentais para sair o melhor desempenho em redação.

Carlos Eduardo Pikhardt, 20, também saiu da cidade natal, Itapuranga (GO), para fazer cursinho e disputar vaga em medicina em Brasília. ;Tem gente que não tem a oportunidade de estar em um cursinho, de ter o mesmo preparo que temos aqui. Muitas pessoas vão para a prova com dúvidas, e acho que um projeto que dá dicas sobre o Enem é muito importante;, reflete Carlos.

Oficinas e correção de provas

Em duas ocasiões, o ensino de redação sai do on-line e ganha vida em sala de aula. Em 30 de setembro e 21 de outubro, Dad comanda oficinas de redação e dicas de português nos auditórios do Sigma. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrições abertas em breve.

Nos dias de aplicação do Enem, os docentes do Sigma comparecem aos estúdios do Correio para abordar as principais questões do exame. Mais uma oportunidade de conferir, ao vivo, seu desempenho após a maratona de prova. ;Para pessoas que não estão se preparando e estão perdidas para a prova, o projeto pode dar a oportunidade de orientação e maior aprofundamento no conteúdo;, comenta Isadora Nunes, 19, estudante que almeja fazer medicina. ;Eu decidi o curso que queria bem no fim do ensino médio. Não fui bem no Enem da época e via muitas pessoas passando. Mas, hoje, comecei a ter foco em mim e estou confiante este ano;, relata a estudante.

*Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação