Ensino_EnsinoSuperior

Confira, na íntegra, nota do Consuni da UnB sobre o programa Future-se:

postado em 13/09/2019 20:40
"Considerando a análise e as discussões sobre o projeto Future-se, realizadas na reunião do Conselho Universitário (Consuni) em 02/08/2019, com base no relatório do Grupo de Trabalho constituído pela administração superior da UnIversidade de Brasília, e o resultado da assembleia unificada realizada em 04/09/2019, o Consuni manifesta-se pela rejeição do projeto apresentado Ministério da Educação por entender que a proposta:

a) ameaça a autonomia universitária;

b) restringe o poder decisório das instâncias colegiadas de gestão democrática das instituições federais de ensino superior (IFES);

c) transfere para a iniciativa privada a responsabilidade pela gestão dos recursos universitários;

d) descaracteriza a visão sobre a produção de conhecimento, o ensino superior e o compromisso social das universidades ao vincular suas atividades às demandas do mercado.


O Consuni recomenda ao Ministério da Educação a constituição de espaços democráticos de discussão sobre o financiamento público das IFES, sustentados na plena autonomia de gestão universitária, garantida pela Constituição Federal.


Brasília, 13 de setembro de 2019."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação