Millena Campello*
postado em 20/09/2019 20:05
Na próxima semana, a Universidade de Brasília (UnB) será palco de mais de 800 atividades distribuídas por todos os câmpus da instituição. A 19; edição da Semana Universitária (Semuni) aumentou em quase 50% o seu volume de eventos em relação ao ano passado. Quem ainda não se inscreveu pode entrar no site do Sistema de Extensão (Siex) para fazer o cadastro e conferir os trabalhos que ainda têm vagas disponível. O Decanato de Extensão também preparou um tutorial com o passo a passo da inscrição.
A abertura da Semuni, na segunda (23), contará com a presença da filósofa e escritora Viviane Mosé. A palestra será realizada no auditório da ADUnB, às 19h, e vai incluir o lançamento do livro A espécie que sabe: do Homo sapiens à crise da razão, com sessão de autógrafos na sequência. O encerramento, em 27 de setembro, fica por conta de palestra do escritor moçambicano Mia Couto. Ele também receberá o título de Doutor Honoris Causa pela UnB.
Alexandre Pilate, da organização da Semuni, explica que um dos objetivos do evento é ter atividades para toda a comunidade aproveitar, promovendo um diálogo e mostrando que a universidade está de portas abertas para qualquer pessoa. Por isso, o tema deste ano é Encontros que Transformam. Eles esperam que os indivíduos possam se encontrar, tanto individualmente, se descobrindo, como coletivamente.
Escolas também participam
A expectativa é que aproximadamente 20 mil pessoas compareçam. Muitas escolas de ensino médio e fundamental do Distrito Federal devem marcar presença, principalmente as públicas. Na programação, há atividades voltadas para esse público, como mostras de cursos universitários, com palestrantes contando o dia a dia de cada graduação. Há espaço também para visitas ao museu de anatomia, da Faculdade de Medicina.
Silvia Suassuna, 19 anos, estudante de ciência política do câmpus Darcy Ribeiro, entrou na universidade desde o ano passado, mas só neste semestre vai participar da Semana Universitária. ;Preferi aproveitar que não teriam aulas para descansar e estudar em um ritmo mais calmo do que das últimas semanas.;
No começo do mês, Silvia se inscreveu em duas atividades: uma simulação do Projeto Politeia e uma palestra do Programa de Ensino Tutorial (PET), ambos projetos de extensão do Instituto de Ciência Política da UnB (Ipol). Ela conta que queria muito conferir a palestra do escritor Mia Couto, mas não conseguiu se cadastrar, pois não a encontrou no sistema de extensão. ;Na minha opinião, faltaram informações sobre horário, local e dia, em relação à uma das principais palestras da Semuni.;
[SAIBAMAIS]
Ao contrário da Silvia, o estudante de contabilidade Gabriel Soares, 20, preferiu a programação do ano passado. Neste semestre, ele não encontrou muitas palestras voltadas para a área de interesse dele, finanças e contabilidade prática. Contudo, a experiência do jovem na edição anterior foi muito agradável. Ele participou de duas atividades na Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE). A primeira tatava de E-social e outra sobre o SPED Fiscal.
;As palestras foram muito boas, porque na época eu não tinha muita noção sobre esses dois assuntos. Deu para aproveitar bastante, foi muito bom mesmo;, diz o universitário. Neste ano, ele entrou no site e se interessou por duas aulas. Uma sobre leitura e interpretação de texto em inglês e outra sobre oficina e planejamento da vida acadêmica. Porém, não conseguiu se inscrever em nenhuma, pois a primeira só ofertou 20 vagas e já havia esgotado, e a segunda tinha o horário incompatível com a sua agenda.
*Estagiária sob supervisão de Jairo Macedo