Ensino_EnsinoSuperior

Ministro da Educação defende Future-se e pede apoio para aprovar o projeto

O titular da pasta participou da 21ª edição do Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (Fnesp). De acordo com Weintraub, a iniciativa do MEC é "ambiciosa"

Isadora Martins*
postado em 26/09/2019 17:01
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, voltou a defender o programa Future-se na manhã desta quinta-feira (26), durante a 21; edição do Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (Fnesp), em São Paulo. Na ocasião, ele aproveitou para pedir apoio na aprovação do projeto. ;Preciso do suporte das bases e das bancadas dos senhores para passar o Future-se e, assim, ter verbas para financiar o ensino privado e colocar dinheiro nas creches;, disse.
Ministro Abraham Weintraub discursando em evento

;O problema do ensino superior brasileiro é que a gente gasta uma fortuna com um grupo muito pequeno de pessoas;, afirmou Weintraub, referindo-se às universidades públicas. ;Mais de 80% do ensino superior está na iniciativa privada e o MEC (Ministério da Educação) é uma grande folha de pagamento de professores de universidades federais;, completou.

O ministro garantiu, no entanto, que não pretende começar a cobrar mensalidade nas instituições de ensino superior públicas. ;É uma vitória de pirro a gente gastar energia para tentar cobrar a graduação. Vai ser uma gritaria e não vamos chegar a lugar nenhum;, justificou. ;Eu preciso ir atrás de onde está a zebra mais gorda, que é um professor de uma federal, com dedicação exclusiva, ministrando oito horas de aula por semana e ganhando de R$ 15 a R$ 20 mil por mês;, explicou.

Ainda de acordo com o ministro, mais da metade dos servidores brasileiros está no MEC, o que gera muitos custos para a pasta. ;Eu tenho que enfrentar esse exército, entre outras coisas....Doutrinação, metodologia de alfabetização totalmente errada...;, criticou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação