Ensino_EnsinoSuperior

Semesp defende criação de agências de acreditação e avaliação independentes

De acordo com o diretor-executivo da entidade, a ideia não se trata de uma "autorregulação total"

Isadora Martins*
postado em 27/09/2019 14:03
Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, entidade mantenedora de estabelecimentos de ensino superior, afirmou que a entidade tem uma proposta para criar agências de acreditação e avaliação independentes e descentralizadas.
Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp
No entanto, de acordo com Capelato, não se trata de uma ;autorregulação total; das instituições de ensino, proposta sugerida pelo ministro Abraham Weintraub para os gestores de universidades particulares, na última quinta-feira (26).
;Não chega a ser uma autorregulação total, do tipo ;deixa que a gente se vira;. A proposta é ter agências independentes que são credenciadas pelo governo;, explica o diretor-executivo do Semesp. De acordo com Capelato, ;o setor é muito diverso e, portanto, uma autorregulação pura é muito difícil;.

Ele explica que esse modelo já é adotado nos Estados Unidos e em vários países da Europa e que permitiria ;mais especificidade às acreditações;. Isso porque seria possível criar uma agência exclusiva para determinada área do conhecimento (uma só para cursos de engenharia, por exemplo). Além disso, de acordo com o diretor, o modelo é mais eficiente.

;Várias agências conseguem dar conta do trabalho melhor que uma máquina só;, diz. ;Os critérios de avaliação serão debatidos com todos os atores envolvidos;, acrescenta, referindo-se às instituições de ensino, à academia e ao mercado de trabalho. ;Então, esse modelo é muito mais eficiente no ponto de vista do que nós vamos entregar à sociedade.;
* Viajou a convite do Semesp
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação