Ensino_EnsinoSuperior

Gestores do ensino superior apresentam cases de sucesso no Fnesp

Evento reuniu especialistas para discutir mudança de mentalidade no ensino superior a partir da Revolução 4.0

Isadora Martins*
postado em 27/09/2019 20:21
São Paulo ; No segundo dia do Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (Fnesp), dois institutos de ensino superior (IES) apresentaram cases de sucesso: a Saint Paul Escola de Negócios, em São Paulo; e a Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos. Para aperfeiçoar as práticas acadêmicas, ambas utilizaram modelos estatísticos, big data e análise de dados.

Conheça os cases:

Plataforma com inteligência artificial

José Cláudio Securato

A Saint Paul lançou, em 2018, a plataforma LIT, que ajuda o estudante a saber o que ele precisa aprender. A LIT conta com um sistema de inteligência artificial, chamado Paul, que faz uma série de perguntas para o usuário a fim de entender quais são as maiores dificuldades dele em determinado tema.

;O aluno entra no programa, escolhe um curso e conversa com o Paul, que vai descobrir o que ele (o aluno) sabe sobre aquele conteúdo;, explica o presidente da Saint Paul Escola de Negócios, José Claudio Securato.

;A grande beleza são os dados que a gente coleta nessas interações;, acrescenta. ;O resultado final para o estudante é que a gente diz: Olha, você não precisa fazer o curso inteiro. Você pode fazer só essa parte, porque a outra você já domina.;
[SAIBAMAIS]

Ainda de acordo com Securato, as instituições de ensino precisam acompanhar as transformações da sociedade a partir da Revolução 4.0. ;Será que essas mudanças chegaram à educação?;, questiona. ;O ensino precisa refletir as transformações tecnológicas, os novos modelos econômicos e, claro, tentar, de alguma forma, se aproximar de novos modelos culturais.;

Análise de dados

Bill Cummings

Os gestores da Universidade do Sul da Flórida tiveram a ideia de utilizar análise de dados para melhorar a experiência dos estudantes e diminuir a evasão nos cursos da instituição. ;Nossa universidade é nova, o que significa que temos algumas desvantagens;, afirmou o pró-reitor de Iniciativas Estratégicas da Universidade do Sul da Flórida, Bill Cummings. ;Porém, nós temos uma vantagem em relação às instituições mais antigas: podemos ser inovadores.;

Cummings explica que a universidade coleta dados que revelam a probabilidade de persistência de cada aluno no curso. Assim, a instituição pode intervir de forma direcionada e mais eficaz na vida acadêmica dos estudantes. ;Quando o aluno ingressa, a gente faz uma série de perguntas;, explica.

;O que ele fazia no ensino médio, quantas horas estudava, quais são as expectativas para o ensino superior e se ele tem algum amigo na universidade;, exemplifica. ;Essa última é minha pergunta favorita. O aluno, normalmente, fica longe da família e, se não tiver um suporte, as chances de ele ser bem-sucedido academicamente são drasticamente reduzidas;, explica.

De acordo com o pró-reitor, esses dados ajudam a universidade a desenvolver ; novas políticas, programas e práticas para identificar os riscos de problemas; e ;ter uma visão 360; dos estudantes;. Por fim, ele ressaltou: ;Acreditamos que todos os estudantes podem e terão sucesso se tiverem oportunidade. Esse é o nosso mantra;.


*Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá. Viajou a convite do Semesp

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação