Publicidade

Correio Braziliense

46% dos participantes do Enade 2018 recebem algum tipo de recurso público

Balanço foi apresentado, nesta sexta-feira (4), pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes


postado em 04/10/2019 16:30 / atualizado em 04/10/2019 17:30

Um balanço feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), revelou que 46% dos cerca de meio milhão de estudantes que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2018 têm auxílio financeiro do governo federal. É o caso dos alunos que cursaram o ensino superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), por exemplo. 
 
(foto: Luciano Freire/MEC)
(foto: Luciano Freire/MEC)
 

O balanço foi apresentado nesta sexta-feira (4), durante coletiva de imprensa com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes. De acordo com Weintraub, esse dado mostra que o dinheiro dos cidadãos está sendo aplicado na educação.  "O pagador de impostos está ajudando esses estudantes a concluírem o curso de graduação", disse."O jovem que não tem recurso não está totalmente desamparado, ele tem outros mecanismos, como financiamento público", completou. Ainda de acordo com o chefe da pasta, "o que precisa melhorar são esses mecanismos, porque o Fies é uma situação que, para o aluno, foi muito ruim". 

Resultados 

Na edição de 2018 do Enade, 8.821 cursos foram avaliados de um total de 1.791 instituições de educação superior públicas (227) e privadas (1.564), nas modalidades presencial e a distância. O desempenho dos estudantes que fizeram o exame define como os cursos são classificados em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.
 
A maioria dos cursos foi classificada com notas 3 e 2. O levantamento na íntegra está disponível no portal do Inep em Relatórios Síntese de Área e Relatórios de Curso e de Instituição de Ensino Superior.  O Boletim do Estudante está liberado no Sistema Enade.
 
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá  

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Inep divulga gabaritos do Encceja PPL 20:19 - 15/10/2019 - Compartilhe

Inep divulga gabaritos do Encceja PPL

publicidade
publicidade