Ensino_EnsinoSuperior

Nota do Enem continua valendo para ingresso na UnB

O que mudou foi o processo seletivo. Agora, o estudante usará o escore no exame pelo Acesso Enem UnB

EuEstudante
postado em 21/10/2019 17:13
A Universidade de Brasília (UnB) esclareceu na tarde desta segunda-feira (21), por meio de nota, que continuará a utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso na graduação durante o primeiro semestre letivo de cada ano. O desempenho na avaliação valerá como critério de classificação no novo processo seletivo da instituição, o Acesso Enem UnB.
[FOTO1]
Em julho, a instituição decidiu não utilizar mais o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a entrada de estudantes, mas a nota do Enem ainda conta para ingressar na UnB. Portanto, quem almeja cursar alguma graduação em 2020 e efetivou sua inscrição no Enem 2019 deve realizar as provas marcadas para 3 e 10 de novembro.

O Acesso Enem UnB vai manter o mesmo número de vagas disponibilizadas pela instituição no Sisu: 25% do quantitativo oferecido anualmente. O processo será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com inscrições gratuitas. Edital com mais informações e período de inscrição será divulgado em breve. Por ora, o importante é não deixar de fazer a prova do Enem.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da UnB (Secom), a nova forma de seleção contribuirá para a redução da evasão nos cursos da Universidade. Um dos problemas com o Sisu era o curto prazo exigido para a realização do registro acadêmico, que impossibilitava o deslocamento dos aprovados com agilidade para efetuar o processo.

Outra questão era a dificuldade de preenchimento das vagas devido à mudança na opção de curso. Com essa possibilidade oferecida pelo Sisu, o estudante podia escolher um curso no qual conseguiria passar com a nota do Enem, mas que não era o desejado, o que gerava desistências posteriormente.

Ao inscrever-se no Acesso Enem UnB, o candidato deverá indicar o curso preterido e não terá a possibilidade de alterar a pré-opção ao longo do processo seletivo. Para ingresso no primeiro semestre de 2020, serão consideradas apenas as notas do Enem de 2019. O candidato será classificado de acordo com seu desempenho no exame.

DECISÃO

Em junho de 2019, foi aprovado, em reunião do Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o fim da adoção do Sisu pela UnB. A decisão foi tomada após a comprovação em estudos do alto índice de evasão de estudantes que ingressam pelo sistema de seleção, comparado ao de outras alternativas de acesso, como vestibular tradicional e Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Para manter a coerência, a etapa de mudança na pré-opção de curso no vestibular e PAS também foi excluída. O procedimento era realizado via Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (Sisunb), mas não valerá mais para as próximas seleções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação