Ensino_EnsinoSuperior

Alunos brasilienses disputam a Olimpíada Brasileira de Robótica

A equipe, que representa o Colégio Mackenzie Brasília, participa da etapa nacional que ocorre desde hoje (22) até sábado (26), na cidade de Rio Grande (RS)

postado em 22/10/2019 15:05
A equipe de robótica do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), RT CENTAURI, formada pelos alunos do ensino médio, Juliano Cintra, Filipe Lacerda e Eduardo Lacerda, participa da etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), entre 22 e 26 de outubro, na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O time conseguiu a vaga após ter sido campeão da fase regional, em agosto, e agora já se prepara para o torneio com o sonho de chegar mais uma vez ao mundial.
[FOTO1]

O robô da equipe brasiliense apresenta uma grande novidade: sensores ultrassônicos. Agora, a máquina está mais competitiva, pois ele consegue, por exemplo, ler uma parede, se afastar até determinado ponto e contorná-la com mais segurança, evitando ou reduzindo bastante o risco de colisão.
Juliano Cintra (E), Eduardo Lacerda (C), Filipe Lacerda (C) e o professor Mauro Viana (E): na disputa da Olimpíada Brasileira de Robótica
As regras da competição são como no ano anterior. Na pré-rodada, somente o capitão e co-capitão terão permissão para acessar a área de competição e somente o capitão poderá interagir com o robô durante a rodada.

A máquina deve estar pré-programada para superar desafios e conseguir salvar vidas ou recolher corpos em uma arena que simula um ambiente de desastre hostil, assim como no regional - porém, com mais desafios na pista. Tudo sem a interferência humana. Na prática, o Robô vai até às vítimas, as recolhe e as leva às áreas de salvamento. O trajeto a ser percorrido tem rampas, paredes, relevos e outros dificultadores que caracterizam sua não-linearidade. O robô se guia pela reflexão de luz ao longo da distância.

A Olimpíada Brasileira de Robótica ocorre desde 2007 e é o maior evento de robótica da América Latina. No ano passado, foram mais de 4.300 equipes.

Para mais informações, acesse: www.obr.org.br/

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação