Ensino_EnsinoSuperior

Após 230 denúncias de fraude, UFRJ vai verificar autodeclaração racial

Os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos vão ter que passar por verificação de uma comissão especial, a partir de 2020

Rafaela Mendes*
postado em 25/10/2019 14:16
[FOTO1]A partir de 2020, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai implementar processo de verificação racial em seus vestibulares. De acordo com a assessoria da instituitção, o procedimento será feito por uma comissão especial que vai verificar autodeclaração de candidatos que se dizem pretos ou pardos.

O edital para o processo seletivo, que vai incluir a verificação, foi aprovado nesta quinta-feira (24/10), pelo Conselho de Ensino Superior e Graduação (CEG). Segundo a assessoria da UFRJ, "a criação da comissão de heteroidentificação para ingresso em 2020, no ato de acesso à UFRJ, é inédita e fruto de decisão da Universidade" - segundo as diretrizes do MEC, as instituições escolhem os critérios para atender a política de cotas.
Atualmente, a instituição apura 230 denúncias de fraudes em cotas raciais. Esses casos, porém, não se referem a candidatos ingressantes, mas a alunos da universidade em períodos letivos diversos. O Ministério Público Federal (MPF) já tinha feito uma cobrança pra que fosse feita uma comissão de verificação de autodeclaração racial na UFRJ.

[SAIBAMAIS]A comissão vai ser composta por 50 membros, com representantes de professores, alunos e técnicos-administrativos. Para efetivar a verificação, a instituição vai considerar apenas critérios fenótipos, que podem ser notados apenas na aparência dos candidatos.
* Estágiaria sobre supervisão de Lorena Pacheco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação