Ensino_EnsinoSuperior

Alunos da UnB com atividade acadêmica nas férias terão passe livre

Universitários em atividades como projetos de extensão, pesquisas e estágios terão direito ao benefício

Alan Rios
postado em 22/11/2019 10:36
[FOTO1]
Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que possuem atividades acadêmicas durante as férias vão continuar com o benefício do passe livre mesmo após o fim do semestre. A liberação segue um protocolo assinado entre a Universidade e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), para garantir o direito dos alunos durante atividades como projetos de extensão, pesquisas e estágios, por exemplo.

Cerca de 10 mil estudantes da UnB devem ser beneficiados com a concessão do passe no período das férias, que começa em 10 de dezembro. A mesma logística foi implantada durante o recesso de junho e entre o último semestre de 2018 e o primeiro de 2019.

Para ter acesso à liberação, os graduandos precisam ser cadastrados pelos professores ou coordenadores das atividades em que estiverem envolvidos. Os educadores têm até o dia 5 de dezembro para realizar esse processo. Já os pós-graduandos, são contemplados automaticamente.

;Estudantes que estiverem matriculados em disciplinas de verão em 2020, cujas aulas começam em 6 de janeiro, terão seus dados informados à Semob pela SAA automaticamente. Salvos os casos daqueles que estiverem participando de outras atividades antes do início das aulas de verão. Estes também deverão ser registrados no Portal Acadêmico para ter acesso ao passe;, diz a nota oficial da universidade.

Confira a nota completa:

Em 10 de dezembro, chega ao fim o período de aulas do segundo semestre acadêmico de 2019, segundo o calendário da UnB. Como no ano anterior, universitários que estiverem em atividade na instituição durante as férias terão direito ao Passe Livre Estudantil. A liberação é resultado de protocolo assinado entre a Universidade e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) do Distrito Federal.

Segundo Henrique Soares de Melo, assistente em administração da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), cerca de 10 mil estudantes da UnB são beneficiados com a concessão do passe no período das férias de fim de ano.

Todos os pós-graduandos serão contemplados automaticamente. Já os graduandos precisam ser cadastrados pelos professores ou coordenadores das atividades em que estiverem engajados. Podem ser projetos de extensão; pesquisas; estágios (curricular ou obrigatório), por exemplo.

Para cadastrar, é necessário preencher formulário específico do Passe Livre Estudantil no Portal Acadêmico. Deve-se informar nome e matrícula do graduando, além de justificativa para a solicitação do passe, com a informação da atividade a ser desenvolvida nas férias. A data limite para registrar o graduando é 5 de dezembro. Depois disso, não haverá possibilidade de alteração da lista de estudantes a serem contemplados. Aqueles graduandos que não estiverem cadastrados, terão o benefício suspenso a partir do dia 10 de dezembro, fim do semestre regular.

VERÃO ; Estudantes que estiverem matriculados em disciplinas de verão em 2020, cujas aulas começam em 6 de janeiro, terão seus dados informados à Semob pela SAA automaticamente. Salvo caso daqueles que estiverem participando de outras atividades antes do início das aulas de verão. Estes também deverão ser registrados no Portal Acadêmico para ter acesso ao passe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação