Ensino_EnsinoSuperior

PAS ocorre neste domingo com 61,9 mil alunos buscando uma vaga na UnB

Ao todo, 61.959 estudantes do ensino médio se inscreveram para as três etapas do Programa de Avaliação Seriada da UnB. Exame começa às 13h e será encerrado às 19h. Orientação é chegar com uma hora de antecedência aos locais de prova

Thiago Cotrim*, Thais Umbelino*, Rayssa Brito*
postado em 01/12/2019 08:00
[FOTO1]O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS-UnB) começa neste domingo (1/12) para os 61.959 inscritos nas três etapas. O exame começa às 13h e tem duração de cinco horas. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) orienta os alunos que forem realizar a prova para que cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. Os locais de aplicação do exame podem ser consultados na página de acompanhamento.

Para a primeira etapa, foram registrados 25.685 estudantes; para a segunda, 22.515 e para a terceira, 13.759. As duas primeiras etapas do exame ocorrem em catorze regiões do Distrito Federal e em mais quatro cidades de Goiás e Minas Gerais. Já a terceira fase acontecerá somente na capital do país: Asa Norte, Asa Sul, Gama e Taguatinga. O patrulhamento e o monitoramento do trânsito serão realizados por equipes do Detran. O órgão informa que só haverá intervenções caso seja necessário.

Como nos anos anteriores, o curso de medicina é o mais concorrido (57,10 candidatos por vaga), seguido de psicologia (35,84 candidatos por vaga) e medicina veterinária (24,55 candidatos por vaga), todos no Câmpus Darcy Ribeiro. Natalia Villar, 15 anos, irá fazer o PAS pela primeira vez e afirma que, mesmo tendo estudado muito para passar no sonhado curso de medicina, está temerosa. "Estou com um pouco de medo, pois não sei muito o que esperar da avaliação", assume. A rotina de estudo da jovem é intensa, com mais de 8 horas dedicadas aos livros e apostilas por dia.

Vinicius Lacerda, 15, também vai testar os conhecimentos no PAS pela primeira vez. "Acho que vai ser uma boa experiência", afirma. Ele revela não ter definido uma rotina de estudos e que ainda não sabe qual curso fazer, mas, para o jovem, o método de avaliação do PAS é melhor do que o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Mesmo que o Cebraspe seja mais rígido, acho que o conteúdo é muito menos extenso, e, como é seriado, não precisa ser revisado frequentemente;, avalia.

Para realização da prova, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e um documento original com foto ; carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista, entre outros. Candidatos que portarem aparelhos eletrônicos, relógios, óculos escuros, lápis, grafite e acessórios de chapelaria, além de recipientes e embalagens que não sejam fabricados em materiais transparentes, serão eliminados da prova.

Dicas

O professor de física Allan Boçari aconselha que aluno não altere a rotina e tenha uma boa alimentação no dia da prova. ;É necessário que o candidato faça o que está acostumado e coma alimentos leves. Também é indicado chegar com uma hora de antecedência ao local de prova, porque não é possível ter controle de fatores externo, como o trânsito, por exemplo. Deve-se evitar qualquer situação que gere ansiedade ou estresse no aluno;, avisa.

No momento do teste, alguns rituais podem ajudar o estudante. ;Primeiro, se ele estiver muito ansioso e estressado, é necessário respirar fundo pelo nariz e tentar se acalmar. Uma vez que o aluno começa a prova, vale a pena buscar conteúdos em que tenha mais segurança. Há a opção de marcar os itens que podem demandar mais para depois voltar a eles. É importante que, ao longo de toda a prova, o aluno vá ganhando segurança. Quando se começa por questões consideradas mais difíceis para o candidato, ele pode travar e perder a noção de tempo. Entra na questão emocional e o aluno se sente pressionado em fazê-la;, explica
o professor.


Gabarito

A previsão do Cebraspe é de que o gabarito oficial das questões tipos A, B, C e os padrões de respostas dos itens do tipo D estarão disponíveis a partir das 19h desta terça-feira, no endereço eletrônico www.cebraspe.org.br. Allan Boçari indica que os alunos corrijam as provas para conferir se há alguma incoerência no gabarito. ;Conferir o caderno de respostas oficial é importante, pois o aluno pode entrar com recurso em alguma questão que faça diferença na sua nota final;, completa.

*Estagiários sob a supervisão de Guilherme Marinho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação