Ensino_EnsinoSuperior

Beleza, ativismo e capacidade de rir são temas da redação no PAS

Não compareceram ao exame, realizado neste domingo, 3,56% dos 61,9 mil inscritos. Gabaritos serão publicados na terça-feira

Juliana Andrade
postado em 01/12/2019 20:38
[FOTO1]Mais de 2 mil estudantes deixaram de fazer o Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB), neste domingo (1/12). O número corresponde a 3,56% dos 61.984 inscritos.

Os candidatos tiveram cinco horas para resolver as questões e escrever uma redação dissertativa-argumentativa. O tema da redação variou de acordo com a etapa da avaliação.

No PAS 1, o tema foi "Aprender a ver a beleza no diferente". Os candidatos da segunda fase tiveram que escrever um texto sobre a contribuição da juventude em ações de ativismo no meio virtual e nas ruas.

Já os estudantes do PAS 3 tiveram que compor a dissertação respondendo a duas perguntas: o que vai nos fazer rir hoje? e o que nos faz rir no meio de todas essas catástrofes?. As duas questões foram tiradas de um trecho de O abecedário, de Gilles Deleuze.

Interessante e desafiador

A estudante Maria Eduarda Lobo, 16 anos, fez o PAS 2 e pretende cursar direito. Ela afirma que teve dificuldade com a prova de exatas, mas gostou do tema da redação. "Escrevemos um texto sobre como o jovem pode ser ativista nas redes sociais e na sociedade. Achei um tema bem interessante;, destacou.

Já o candidato Pedro Augusto Botelho, 18, que fez a prova da terceira fase, se sentiu desafiado pelo tema. "Achei um tema bem aberto. Fiquei bastante tempo pensando no que eu ia escrever;, comentou o candidato, que quer cursar economia.

O jovem ainda destacou questões que abordaram obras como o livro Vidas secas , de Graciliano Ramos, e filmes brasileiros.

A Universidade de Brasília disponibiliza 4.232 vagas na universidade para os participantes do PAS 3. A previsão do Cebraspe é que o gabarito oficial esteja disponível a partir das 19h desta terça-feira (3/12) no site do Cebraspe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação