Eu, Estudante
postado em 27/12/2019 15:42
A Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), oferecerá em 2020 uma disciplina especial sobre Comunicação e Direitos da Criança e do Adolescente. A ideia veio do projeto Primeira Infância é Prioridade executado pela Andi/RNPI e patrocinado pela Petrobras.
Pela ementa, questões de gênero, deficiência e aspectos étnicos-raciais serão assunto em sala de aula. Além disso, a matéria deverá preparar os alunos para a compreensão dos fundamentos conceituais dos direitos da criança e do adolescente, levando em conta o papel dos meios de comunicação para a efetivação ou violação desses direitos. Os encontros também abordarão a correlação desses direitos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na UnB, serão ao todo 18 encontros, cada um deles ministrado por um especialista diferente. As aulas, que ocorrerão na Faculdade de Comunicação (FAC), estarão abertas paras alunos de todos os cursos.
Apesar de o Brasil ter uma grande legislação de proteção à criança e ao adolescente, ainda se faz necessária uma leitura de como a criança e os adolescentes são tratados pelos meios de comunicação. E, ao mesmo tempo, como exercem seu direito à comunicação. Outras duas universidades públicas das regiões Norte e Nordeste serão contempladas ainda em 2020 com a mesma disciplina especial.