Ensino_EnsinoSuperior

Toffoli iguala teto salarial para professores de estaduais e federais

A liminar ainda precisa passar por análise do plenário, na volta do recesso do STF

Correio Braziliense
postado em 18/01/2020 14:11

Dias ToffoliO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, concedeu, neste sábado (18/1), uma liminar para igualar o teto salarial dos professores de universidades estaduais ao de professores das universidades federais

 

Atualmente, a remuneração dos docentes de universidades estaduais está ligada aos vencimentos dos governadores de cada estado. Agora, com a decisão provisória de Toffoli, a referência é o salário dos ministros do STF, de R$ 39,3 mil.  

 

O presidente do STF atendeu a um pedido do PSD. "A cada dia que passa, corremos o risco de “exportar” para universidades estrangeiras nossa mão-de-obra mais qualificada e mais relevante para o progresso do país", argumentava o pedido. 

 

A ação direta de inconstitucionalidade tramitava na Corte sob relatoria de Gilmar Mendes. Toffoli, como responsável pelo plantão, assinou a decisão monocrática. A liminar ainda precisa passar por análise do plenário do Supremo após o recesso.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags