Ensino_EnsinoSuperior

Inscrições para o Fies acabam nesta quarta-feira (12)

São ofertadas 70 mil vagas para o primeiro semestre de 2020. Os resultados serão divulgados em 26 de fevereiro

Correio Braziliense
postado em 12/02/2020 15:07

Terminam nesta quarta-feira (12), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) . Neste semestre, serão ofertadas 70 mil vagas. Para conseguir o financiamento, o estudante deve criar uma conta no portal do governo federal. Após o login ou a criação da senha, é só voltar para o ínico do site do programa de financiamento estudantil.

 

O programa é dividido em duas modalidades. Fies a juros zero para quem mais precisa (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), para renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.

 

 O Fies ofertá 70 mil vagas neste semestre 

 

Novas regras 

 

Em dezembro de 2019, o comitê gestor do Fies realizou algumas mudanças no programa a partir do segundo semestre. São elas:

 

Cobrança judicial de débitos

Estabeleceu-se a possibilidade de cobrança judicial dos contratos firmados até o segundo semestre de 2017 com dívida mínima de R$ 10 mil. O ajuizamento deverá ser feito após 360 dias de inadimplência na fase de amortização, ou seja, do pagamento em parcelas dos débitos. Agora, a cobrança de quaisquer valores é feita no âmbito administrativo. Pela resolução aprovada pelo comitê, só continua a se enquadrar nesse campo quem dever menos de R$ 10 mil. O devedor e os fiadores poderão ser acionados.

 

P-Fies

O objetivo é retirar amarras impostas pela administração pública e dinamizar a concessão do financiamento nessa modalidade. A resolução aprovada define:

independência em relação aos processos do Fies;

 

  • independência em relação aos processos do Fies;

  • não exigência do Enem como pré-requisito (hoje, é idêntico ao do Fies);

  • não impor limite máximo de renda (atualmente, é para alunos com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos);

  • possibilidade de contratação durante todo o ano.

 

 

Confira o cronograma do programa:

 

  • divulgação dos resultados: 26 de fevereiro;

  • seleção pelos candidatos pré-selecionados na modalidade Fies: 27 de fevereiro até as 23h59 de 2 de março;

  • pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até as 23h59 de 31 de março. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags