Terminam nesta quarta-feira (12), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) . Neste semestre, serão ofertadas 70 mil vagas. Para conseguir o financiamento, o estudante deve criar uma conta no portal do governo federal. Após o login ou a criação da senha, é só voltar para o ínico do site do programa de financiamento estudantil.
O programa é dividido em duas modalidades. Fies a juros zero para quem mais precisa (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), para renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.
Novas regras
Em dezembro de 2019, o comitê gestor do Fies realizou algumas mudanças no programa a partir do segundo semestre. São elas:
Cobrança judicial de débitos
Estabeleceu-se a possibilidade de cobrança judicial dos contratos firmados até o segundo semestre de 2017 com dívida mínima de R$ 10 mil. O ajuizamento deverá ser feito após 360 dias de inadimplência na fase de amortização, ou seja, do pagamento em parcelas dos débitos. Agora, a cobrança de quaisquer valores é feita no âmbito administrativo. Pela resolução aprovada pelo comitê, só continua a se enquadrar nesse campo quem dever menos de R$ 10 mil. O devedor e os fiadores poderão ser acionados.
P-Fies
O objetivo é retirar amarras impostas pela administração pública e dinamizar a concessão do financiamento nessa modalidade. A resolução aprovada define:
independência em relação aos processos do Fies;
independência em relação aos processos do Fies;
não exigência do Enem como pré-requisito (hoje, é idêntico ao do Fies);
não impor limite máximo de renda (atualmente, é para alunos com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos);
possibilidade de contratação durante todo o ano.
Confira o cronograma do programa:
divulgação dos resultados: 26 de fevereiro;
seleção pelos candidatos pré-selecionados na modalidade Fies: 27 de fevereiro até as 23h59 de 2 de março;
pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até as 23h59 de 31 de março.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.