Ensino_EnsinoSuperior

Candidatos estão apreensivos com matrícula na UnB

O novo sistema de seleção, Acesso Enem UnB, não deixa claro as regras de divulgação da lista de espera e chamadas subsequentes.

Correio Braziliense
postado em 26/02/2020 16:51
A Universidade de Brasília (UnB), em 2019, divulgou que não faria mais parte do Sistema de Seleção Unificada (SISU), e que passaria a adotar um sistema próprio de seleção relativa às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Acesso Enem UnB. O resultado da 1ª chamada deste novo processo seletivo foi divulgado em 7 de fevereiro. No entanto, estudantes reclamam da demora para realização de uma nova chamada para o preenchimento de vagas que não foram ocupadas nesse primeiro momento. Sendo assim, os candidatos, por meio das redes sociais, lançaram a #FazAFilaAndarUnB. A preocupação é também por conta do início do período letivo na Universidade, previsto para começar em 9 de março.
 
Estudantes consultando resultado do vestibular 

A apreensão por parte dos vestibulandos é motivada pela não realização da 2ª chamada do processo seletivo Acesso Enem UnB. Além disso, os estudantes reclamam que parte das vagas destinadas à 1ª chamada não foram preenchidas. Um grupo de pais chegou a acionar o Ministério Público Federal (MPF) alegando que a "apartação da UnB do Sisu gerou distorção danosa aos estudantes, com resultados que compremetem as garantias constitucionais para a educação".
 
O vestibulando de medicina, Endel Willik, 20 anos, juntamente ao cursinho em que se preparou para o Enem, Colégio Pódion, fizeram um levantamento por meio dos editais dispostos na página do Cebraspe, banca que realiza o processo Acesso Enem UnB, e por meio de dados obtidos em outras páginas de universidades públicas - sobre as vagas ociosas da 1ª chamada. O levantamento constata que parte dos candidatos que vão ser chamados para a 2ª chamada são de outros estados e passaram em outras universidades públicas em suas regiões. 

O relatório feito por Willik, com colaboração do cursinho particular em que estudou, afirma que, das 2.112 vagas oferecidas pelo Acesso Enem UnB, aproximadamente 1.077 foram preenchidas na 1ª chamada do processo seletivo. Dessa forma, pouco mais de mil matrículas não foram efetivadas, deixando essas vagas ociosas. O levantamento especifica a situação do curso de medicina. Na 1ª chamada, das nove vagas de ampla concorrência, apenas um estudante era de Brasília, e ele já havia passado na UnB pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). Algo inédito aconteceu, nenhuma matrícula para o curso de medicina foi homologada nessa chamada em ampla concorrência, visto que os outros convocados haviam passado para universidades públicas da região onde moram.
 
Print da panilha com o levantamento feito por Willik e o Colégio Pódion sobre a lista de espera do curso de medicina na UnB pelo Acesso Enem UnB 1º/2020.
 
Assim, vestibulandos, residentes no Distrito Federal ou entorno, ainda não seriam convocados na 2ª chamada. O primeiro estudante residente no DF só seria chamado a partir da 3ª chamada, de acordo com os dados do relatório. Para Willik, o problema está em a UnB não realizar uma lista de espera em que as pessoas demonstrem interesse nas vagas, isso evitaria realizar convocações em que nenhum candidato efetive a matrícula, principalmente, em um dos cursos mais concorridos, como o de medicina. 

Além disso, outra conclusão que o relatório aponta é que vestibulandos de medicina do DF, que têm a possibilidade de serem convocados pela UnB, já foram chamados pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Com a realização de novas chamadas pela UnB, alguns desses alunos já efetivados na ESCS poderiam realizar a desistência de suas vagas na ESCS, liberando a vaga para demais estudantes a serem chamados em convocações subsequentes dessa faculdade. No entanto, a ESCS só irá realizar chamadas até 30 de março, segundo edital próprio. “Isso poderia acarretar o atraso de centenas de estudantes no ingresso na UnB, e poderia acarretar o sacrifício das convocações da ESCS” aponta o relatório.

É o caso do estudante Pedro Beni, 18 anos, que está no primeiro ano de medicina na ESCS, mas está à espera das chamadas subsequentes do Acesso Enem UnB. Para Beni, o novo meio de acesso pelas notas do Enem é positivo, por tornar possível a utilização da nota do Enem para tentar ingresso na ESCS pelo Sisu, e na UnB, pelo Acesso Enem UnB. 

No entanto, Beni reclama do aparente descaso da UnB e do Cebraspe em relação à seriedade do processo. “Um atraso seria tolerável, haja vista que o Sisu enfrentou problemas judiciais. Mas o atraso, no processo seletivo próprio da UnB, está prejudicando também a lista de espera da ESCS, a qual fica dependente da liberação de vagas dos alunos que irão optar pelo curso da UnB para poder chamar os próximos candidatos da lista de espera”, afirma.

Essa é a situação de Willik, que é o terceiro colocado na lista de espera da ESCS, e aguarda a convocação pela UnB de candidatos que já efetivaram matrícula na ESCS, pois conta com a possibilidade de que alguns estudantes se transfiram para a outra universidade pública.

Segundo o levantamento feito, o edital do Acesso Enem UnB 1º/2020 não contém o cronograma nem o funcionamento das chamadas subsequentes, ficando a cargo da UnB decidir como se dará o processo.

O que diz a UnB

Em nota, a Administração Superior da Universidade de Brasília (UnB) disse que não há qualquer problema ou anormalidade na divulgação dos aprovados pelo processo seletivo Acesso Enem UnB. A 2ª chamada está prevista para ser divulgada nesta quinta-feira (27). “Essa data foi estabelecida considerando o feriado de carnaval e as condições necessárias para o registro acadêmico, antes do início das aulas”, esclarece a nota. O órgão ressalta que outras chamadas poderão ser realizadas depois do início do semestre letivo, conforme prevê o edital, mas que nenhum aluno será prejudicado. A Administração Superior recomenda que os candidatos fiquem atentos ao site do Cebraspe para acompanhar as atualizações do Acesso Enem UnB 1º/2020.




*Estagiária sob supervisão de Ana Sá.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags