Ensino_EnsinoSuperior

HUB recebe doações de equipamentos, mas alerta que estoque é suficiente

Campanha que vem sendo divulgada nas redes sociais afirma que o Hospital Universitário de Brasília está precisando de doações de máscaras, luvas e outros equipamentos, mas unidade de saúde esclarece que eles não estão em falta

Celimar de Meneses*, Alan Rios
postado em 20/03/2020 19:20
 (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Hospital Universitário de BrasíliaUma campanha espontânea de moradores do Distrito Federal pede doações ao Hospital Universitário de Brasília (HUB). Os apoiadores pedem equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e toucas, afirmando que a instituição está precisando desses materiais. O HUB realmente tem recebido esses itens doados, mas esclarece que ;tem estoque suficiente para abastecer as áreas assistenciais;, além de contar com ;um planejamento de compras que garante insumos a longo prazo;.

O hospital informou ainda que percebeu uma instabilidade no mercado, com variação de preços e dificuldade de fornecimento, mas adotou outras estratégias para garantir estoques no futuro. O HUB recebe, por exemplo, doações por meio de parcerias com instituições, como a Universidade de Brasília (UnB), e com empresários da capital.
Residente em coloproctologia do HUB, Pedro Henrique Morais diz que participou da campanha porque a pandemia trouxe uma dificuldade de logística para se adquirir materiais de proteção aos hospitais de modo geral.
"Muitos materiais são importados, as fronteiras estão fechadas, os países estão em quarentena e as fábricas sem produzir, isso tudo dificulta o fornecimento. Fora isso, tem a própria burocracia normal a esse tipo de transação, que normalmente demora. Daí a campanha, que não é institucional;, explicou.

Diferentemente do que diz a campanha que circula nas redes sociais, o hospital não está precisando de insumos no momento, mas afirma que qualquer doação é bem-vindaNo entanto, o HUB considera que o movimento expontâneo é válido. Apesar de gerar certo temor informando incorretamente da necessidade imediata de equipamentos, a campanha dos moradores pode se unir ao movimento de doações que o hospital já recebe, como ressaltou o hospital.

;Para quem puder contribuir com essa corrente do bem para o enfrentamento do novo coronavírus, estamos recebendo máscaras (cirúrgica e N95), luvas de procedimento, álcool em gel 70%, avental hospitalar manga longa (em sms, mínimo 60 g/m;) e óculos de segurança de policarbonato;, detalhou o HUB, em nota.

As doações deve ser agendadas pelos telefones 2028-5460 ou 2028-5351. O HUB não recebe doação em dinheiro nem itens fora da lista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação