Ensino_EnsinoSuperior

HUB recebe doações de equipamentos, mas alerta que estoque é suficiente

Campanha que vem sendo divulgada nas redes sociais afirma que o Hospital Universitário de Brasília está precisando de doações de máscaras, luvas e outros equipamentos, mas unidade de saúde esclarece que eles não estão em falta

Correio Braziliense
postado em 20/03/2020 19:20
Hospital Universitário de BrasíliaUma campanha espontânea de moradores do Distrito Federal pede doações ao Hospital Universitário de Brasília (HUB). Os apoiadores pedem equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e toucas, afirmando que a instituição está precisando desses materiais. O HUB realmente tem recebido esses itens doados, mas esclarece que “tem estoque suficiente para abastecer as áreas assistenciais”, além de contar com “um planejamento de compras que garante insumos a longo prazo”.

O hospital informou ainda que percebeu uma instabilidade no mercado, com variação de preços e dificuldade de fornecimento, mas adotou outras estratégias para garantir estoques no futuro. O HUB recebe, por exemplo, doações por meio de parcerias com instituições, como a Universidade de Brasília (UnB), e com empresários da capital.
 
Residente em coloproctologia do HUB, Pedro Henrique Morais diz que participou da campanha porque a pandemia trouxe uma dificuldade de logística para se adquirir materiais de proteção aos hospitais de modo geral.
 
"Muitos materiais são importados, as fronteiras estão fechadas, os países estão em quarentena e as fábricas sem produzir, isso tudo dificulta o fornecimento. Fora isso, tem a própria burocracia normal a esse tipo de transação, que normalmente demora. Daí a campanha, que não é institucional”, explicou.

Diferentemente do que diz a campanha que circula nas redes sociais, o hospital não está precisando de insumos no momento, mas afirma que qualquer doação é bem-vindaNo entanto, o HUB considera que o movimento expontâneo é válido. Apesar de gerar certo temor informando incorretamente da necessidade imediata de equipamentos, a campanha dos moradores pode se unir ao movimento de doações que o hospital já recebe, como ressaltou o hospital. 

“Para quem puder contribuir com essa corrente do bem para o enfrentamento do novo coronavírus, estamos recebendo máscaras (cirúrgica e N95), luvas de procedimento, álcool em gel 70%, avental hospitalar manga longa (em sms, mínimo 60 g/m²) e óculos de segurança de policarbonato”, detalhou o HUB, em nota.

As doações deve ser agendadas pelos telefones 2028-5460 ou 2028-5351. O HUB não recebe doação em dinheiro nem itens fora da lista.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags