Ensino_EnsinoSuperior

Semesp considera irresponsável movimento que pede redução das mensalidades

De acordo com a entidade, a proposta ameaça a manutenção dos empregos de milhares de professores e colaboradores

Correio Braziliense
postado em 25/03/2020 16:46
A substituição das aulas presenciais por atividades on-line em instituições de ensino superior de todo o país teve resistência de parte dos estudantes. Muitos alunos cobram a redução das mensalidades durante esse período. Para o Semesp, entidade mantenedora de estabelecimentos de ensino superior, esse movimento é “irresponsável”. 
 
De acordo com a entidade, a proposta ameaça a manutenção dos empregos de milhares de professores e colaboradores 
De acordo com a entidade, o argumento de que há redução de gastos das faculdades e universidades é equivocado. Além disso, a proposta de diminuição da mensalidade “ameaça a manutenção de empregos de milhares de professores e colaboradores”. 

Ainda segundo o Semesp, ao contrário do que afirmam muitos estudantes, não está havendo nenhuma flexibilização nas disciplinas por parte das instituições de ensino superior nem a substituição das aulas presenciais por aulas na modalidade EAD. 
 

Saiba Mais

 

Em nota, a entidade afirmou que “os cursos que estão sendo ministrados de forma remota utilizam a mesma estrutura das aulas presenciais e a mesma dedicação integral dos professores, para transmissão do conhecimento por meio de aulas adaptadas para ambientes tecnológicos virtuais”.

O texto ressalta também que “as instituições estão sendo obrigadas a aumentar suas despesas com a instalação de novos equipamentos tecnológicos, treinamentos para o corpo acadêmico e aquisição de licenças de uso de novas ferramentas para suportar a transmissão remotamente aos alunos da mesma aula que era ministrada presencialmente”.

Ainda de acordo com a entidade, as instituições de ensino superior têm se mostrado sensíveis às dificuldades enfrentadas pelos estudantes diante do afastamento compulsório das atividades profissionais e buscam apoiá-los com programas de auxílios emergenciais nesse momento de incertezas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags