Ensino_EnsinoSuperior

Conheça as universidades mais alinhadas com os ODS da ONU

Um estudo do Times Higher Education (THE) avaliou 766 instituições de 85 países em relação a ao impacto social e econômico; USP ficou em 14ª posição

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 19:59
Um ranking elaborado pelo instituto internacional de pesquisa Times Higher Education (THE) mostra as universidades que estão mais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil teve 28 universidades listadas no ranking. A que obteve melhor resultado foi a Universidade de São Paulo (USP), que ficou em 14º lugar
 
USP foi a universidade brasileira com melhor desempenho, ocupando a 14ª posição 
No topo da lista, está a Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Ela obteve resultados de excelência em saúde e bem-estar (ODS 3), vida terrestre (ODS 15) e vida na água (ODS 14). A Universidade de Sidney, na Austrália, ficou em segunda posição. 

Em seguida, vêm, respectivamente, a Universidade Western Sydney (Austrália), Universidade La Trobe (Austrália); Universidade do Estado do Arizona (Estados Unidos); Universidade de Bolonha (Itália); Universidade British Columbia (Canadá), Universidade de Manchester (Reino Unido); King’s College London (Reino Unido) e a Universidade RMIT (Austrália).

O Japão lidera o ranking com 63 instituições, seguido pela Rússia, com 47, e Turquia, com 37. 
 
Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, ficou em primeiro lugar no ranking 
De acordo com o Times Higher Education, o objetivo do estudo, que está na segunda edição, é documentar o impacto das universidades na sociedade, expandindo os critérios dos rankings tradicionais, focados em estrutura de ensino, qualificação do corpo docente, acesso a laboratórios e outros aspectos do funcionamento das instituições. 
 

Confira o ranking completo aqui

Brasil no ranking 

A USP, universidade brasileira com melhor desempenho na pesquisa, se destacou nos ODS 1 (erradicação da pobreza), 7 (energia limpa e acessível), 15 (vida terrestre) e 17 (parcerias e meios de implementação). 
 
Para visualizar todas as instituições brasileiras, clique aqui
 
Um estudo do Times Higher Education (THE) avaliou 766 instituições de 85 países em relação a ao impacto social e econômico; USP ficou em 14ª posiçãoEm seguida, vem a Universidade Estadual de Londrina (UEL), na 91ª posição mundial. Ela obteve bons resultados nos ODS 7 (energia limpa e renovável), 4 (educação de qualidade, 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 17 (parcerias e meios de implementação).

Nenhuma instituição de ensino superir do DF foi citada no ranking. Veja a lista completa das universidades brasileiras, de acordo com a classificação:

O exemplo da Nova Zelândia

Todas as universidades da Nova Zelândia estão classificadas entre as melhores do mundo, de acordo com os índices internacionais QS World University Rankings e Times Higher Education. Vale ressaltar que a Nova Zelândia é uma das nações que melhor educa para o futuro – o país ocupa a terceira posição (é primeiro entre os países de língua inglesa) do ranking mundial elaborado pela The Economist Intelligence Unit.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: imes Higher Education / Divulgação
  • Foto:

Tags