Ensino_EnsinoSuperior

Universidades federais têm 823 pesquisas em andamento sobre o coronavírus

Levantamento feito pela Andifes revela que hospitais universitários disponibilizaram mais de dois mil leitos normais e 489 leitos de UTI no tratamento a covid-19

Correio Braziliense
postado em 11/05/2020 14:41

Na manhã desta segunda-feira (11/5), a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou pesquisa sobre a atuação da universidades federais no combate à pandemia de covid-19. Ao todo, as instituições federais concentram 823 pesquisas em andamento sobre coronavírus. Participaram do levantamento 46 universidades federais das 67 existentes em todo o país, o que representa 68,66% das instituições.


Videoconferência realizada pela Andifes, na manhã desta quarta-feira (11/5), para apresentação da pesquisa sobre as ações da universidades federais no combate ao coronavírusAlém disso, os dados obtidos mostram que os hospitais universitários disponibilizaram 2.228 leitos normais e 489 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. O total desses leitos incluem leitos próprios e os viabilizados em parcerias para a construção e operacionalização de hospitais de campanha.


O presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, disse na apresentação do levantamento, que isso mostra a importância das universidades federais neste momento de pandemia. “As universidades vêm cumprindo esse dever de solidariedade com a população de passar informação e conhecimentos, mostrar a necessidade do distanciamento social. Lembrar que, nesse momento, devemos seguir o conhecimento, e não a ignorantes”, afirma.


A reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lúcia Pellanda, citou como exemplo a ação coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “É necessário dar destaque à ação coordenada pela UFPel com a participação de mais de dez universidade gaúchas, sobre a prevalência com o contato do vírus na população. É a única pesquisa no mundo que realizou um levantamento de base populacional, e assim mostrou uma forma de identificar a subnotificação de casos ”, evidencia. 


O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Carlos Lucas da Nóbrega, pontuou a união das universidades nesse momento. “A Andifes também se preocupou em congregar as universidades federais para juntar as competências na análise da realidade. Isso é importante, é o papel das universidades analisar a realidade e propor políticas públicas e estratégias para decisões responsáveis nesse cenário”, diz.


Sobre as testagens do coronavírus feitas pelas instituições federais, os dados evidenciam 53 ações sendo realizadas ainda em caráter inicial. Os números de testes diários são cerca de  2.600 por dia e mais de 55 mil testes realizados. Além de 104 ações para produção de equipamentos individuais de proteção (EPIs), sendo, de acordo com informações parciais, 162.964 protetores faciais, 85.514 máscaras de pano, 20.200 unidades diversas, 6.000 aventais, 2.000 capuzes, mais de 990 mil litros de álcool gel e 912 mil litros de álcool líquido. 


O levantamento também mostra que 697 campanhas educativas estão sendo produzidas pelas universidades federais em todo o Brasil, e 341 ações solidárias estão sendo desenvolvidas junto às comunidades. Parcerias com governos municipais e estaduais estão sendo feitas, são 198 e 79, respectivamente.


Sobre a suspensão de aulas


O presidente da Andifes ressaltou que as universidades federais estão empenhadas no combate à pandemia do novo coronavírus e que, em relação à volta às aulas das universidades que as suspenderam e sobre a possibilidade de aulas a distância, defende a isonomia de cada instituição. “A universidade pública inclusiva visa superar desigualdades, e não aprofundá-las. Por isso, temos muita cautela na continuidade das ações remotas. É importante lembrar que o retorno das aulas presenciais precisa de uma série de ações que precisam ser pensadas antes de cogitar essa possibilidade”, disse.


Mais dados sobre outras universidades federais, que não entraram neste primeiro levantamento, vão ser agregados à pesquisa posteriormente.


*Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags