Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes de enfermagem produzem mídia educativa sobre dengue

Com mais de 32 mil pessoas diagnosticadas, vídeos, podcasts e posts buscam conscientizar população

Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 14:06

Estudantes de enfermagem da Escola de Superior de Ciências da Saúde (Escs) alertam população por meio de mídicas educativas lúdicasA população do Distrito Federal precisa se manter alerta quanto ao aumento de casos de dengue em meio à pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, estudantes de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) produziram vídeos, podcasts e posts informativos para informar as pessoas de forma lúdica e criativa.

 

Para que o material fosse divulgado, um canal no YouTube e uma página no Instagram foram criados. As redes sociais serão utilizadas para a educação em saúde da comunidade local. A ideia é abastecê-los com novos conteúdos à medida que forem produzindo mais material.

 

Os protagonistas das atividades são oito estudantes de enfermagem, que participam da construção e divulgação da iniciativa. Cada dupla se responsabilizou pela criação de uma ferramenta educativa.

As vídeos-animação foram produzidas pelas estudantes Dara Emanuela Lopes, 20 anos, e Katrine de Souza, 22. Segundo elas, mesmo nesse tempo difícil de isolamento, é possível usar a tecnologia para fins educacionais.

 

“Fico feliz em poder ajudar com a disseminação de informações sobre uma doença importante como a dengue, que acabou sendo deixada de lado pela mídia e pela população”, afirma Dara. “Não podemos esquecer dos cuidados com a dengue nesse momento”, completa.

 

“Com foco e vontade tudo é possível, acredita Katrine. Para a estudante, a fórmula também ajuda a disseminar conhecimento para a comunidade. “Sou uma estudante da metodologia ativa e uso isso ao meu favor nesses tempos difíceis de pandemia”, declarou Katrine.

 

Foram responsáveis pelo podcast os estudantes Caio Felipe e Isabela Alencar. Já o post informativo foi feito por Amanda Oliveira e Valéria Slongo, enquanto o vídeo-entrevista foi produzido por Tiago Estrela e Lorena Silva.

Idealização

A proposta surgiu de uma aula on-line. Com a suspensão das atividades educativas presenciais, os docentes precisam pensar em uma nova estratégia de aprendizagem por meio de atividades remotas. “Considerando a problematização, método utilizado em nossa prática, observamos a realidade e nos deparamos com o crescimento exponencial da dengue em nossa cidade”, explica a docente e enfermeira Paôla Silva.

 

No primeiro encontro com os estudantes por videoconferência, a docente conta que os observou um pouco desmotivados e apreensivos com este tempo atual de confinamento e incertezas. “Isto me inspirou ainda mais a pensar em atividades interativas, motivacionais e ao mesmo tempo que preparassem o estudante para o cenário de prática”, ressaltou.

Serviço

Instagram: @divulguescs

Youtube: Escs Enfermagem em Ação

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags