Ensino_EnsinoSuperior

Twitter terá que remover mensagens ofensivas a aprovado em cota racial

Estudante da UnB entrou com processo na Justiça após ser acusado de fraudar cotas para pretos, pardos e indígenas na rede social

Correio Braziliense
postado em 09/06/2020 17:42
O juiz titular da segunda Vara Cível de Ceilândia determinou que o Twitter exclua da rede social mensagens postadas pelo perfil “fraudadores de cota da UnB” com conteúdo difamatório sobre o estudante Brendow Sandor. O aluno foi acusado pela página de fraudar o sistema de cotas para pretos, pardos e indígenas (PPI) e passou a ser alvo de comentários depreciativos e ameaças por outros perfis na mesma rede. Na sexta-feira (5), entrou com ação na Justiça. 
 
Estudante da UnB entrou com processo na Justiça após ser acusado de fraudar cotas para pretos, pardos e indígenas  na rede social 

A empresa também terá que entregar os dados cadastrais dos perfis que proferiram comentários agressivos contra o autor da ação, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia de descumprimento. “Eles (os donos dos perfis) serão identificados para possíveis ações civis e criminais”, afirmou o advogado do estudante, Rodrigo Veiga de Oliveira, em entrevista ao Correio. “É muito perigoso fazer uma afirmação sobre algo que não se sabe. A página acabou expondo muitas pessoas, entre elas vários estudantes que tinham direito às cotas”, acrescentou. De acordo com o advogado, Brendow faz parte desse grupo. 

Na avaliação do juiz responsável pelo caso, “o objetivo (da página) aparenta ser não o de promover o debate crítico em torno de uma política pública voltada à redução das desigualdades, o que se tem por plenamente aceitável num Estado Democrático de Direito, mas o de impulsionar o ultraje e escárnio do beneficiário da política de cotas, mesmo tendo sido regularmente admitido pela instituição de ensino". 

Em nota, a UnB informou que “as denúncias mais recentes (de fraude) estão sendo analisada por uma comissão do Decanato de Ensino de Graduação” e que “a instituição só pode apurar denúncias formais, feitas por meio da Ouvidoria (ouvidoria@unb.br)”.  Ainda segundo a instituição, até o momento, a comissão investigou 102 casos e abriu processo administrativo disciplinar discente em 28 deles. 

Das outras denúncias, 14 não eram estudantes da universidade, 23 não eram cotistas raciais e 37 atendiam ao critério fenotípico. 
 
Por orientação do advogado, Brendow preferiu não se manifestar. 
 
 
Estagiária sob supervisão de Ana Sá 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags