Ensino_EnsinoSuperior

Professores nomeados em março pedem efetivação; governador promete realizar

Secretário de Educação explicou que o governador entende que a nomeação dos 821 educadores é necessária, principalmente com o retorno das aulas remotas

Correio Braziliense
postado em 26/06/2020 21:04
Na manhã desta sexta-feira (26/6), em ato realizado pelos aprovados em frente ao Palácio do Buriti, o governador prometeu dar posse aos 821 professores nomeados em março deste ano que não puderam tomar posse por causa do  Decreto nº 40.572, de 28 de março de 2020, que suspendeu, por tempo indeterminado, a posse e o exercício de candidatos aprovados em concursos públicos no Distrito Federal. O governador pediu três ou quatro dias aos aprovados para realizar a efetivação
 
Secretário de Educação explicou que o governador entende que a nomeação dos 821 educadores é necessária, principalmente com o retorno das aulas remotas 

O secretário de Educação, Leandro Cruz, explicou que o governador entendeu que a nomeação dos professores é muito necessária, tendo em vista o retorno das aulas mediadas na rede pública. Alguns entraves, como a questão da entrega dos exames admissionais, serão solucionados brevemente. Em março, apenas metade dos concursados entregou os exames, que têm validade de 90 dias. Para isso, o governo vai editar norma que resguarde os exames já realizados.

Os serviços de medicina do trabalho do GDF estão suspensos de forma presencial, que obedece a decisão judicial, sendo mais uma questão a ser avaliada para os nomeados que ainda não passaram pela perícia média.

As aulas na rede pública de ensino ficaram totalmente suspensas até 6 de junho, quando a pasta começou a disponibilizar teleaulas para os estudantes. Na segunda-feira (22/4), os estudantes de ensino médio passaram a ter acesso a materiais de estudo por meio da plataforma Google Sala de Aula. 

Todos os professores da rede pública voltaram a trabalhar no dia 5 de junho, de forma remota, após cumprirem período de recesso escolar e suspensão das atividades devido à pandemia de covid-19.

No total, já foram nomeados 1.679 professores, desde a homologação do último concurso público realizado para a SEE-DF, que previa 800 vagas para o cargo de professor. Cerca de 2.900 candidatos foram aprovados. A vigência do certame segue até setembro de 2021, mas poderá ser revista após o encerramento do decreto de calamidade pública devido à pandemia de covid-19.

Os novos profissionais vão exercer as funções em teletrabalho enquanto as atividades pedagógicas não presenciais seguirem de forma remota. Eles poderão desenvolver conteúdos para a plataforma Google Sala de Aula, gravar teleaulas ou elaborar material impresso que será entregue aos estudantes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags