Ensino_EnsinoSuperior

MEC dará internet gratuita a estudantes em situação de vulnerabilidade

Segundo pasta, cerca de 40% dos alunos estudam na região Nordeste. A expectativa é proporcionar o acesso a até 906 mil de pessoas de todo país

Correio Braziliense
postado em 02/07/2020 14:15
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira (1º), que oferecerá gratuitamente internet a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de universidades e institutos federais. A iniciativa é para possibilitar a retomada das aulas remotas enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

MEC ofertará internet gratuita a alunos carentes durante pandemia 
Segundo a pasta, existem cerca de 906 mil estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A expectativa é, inicialmente, atender cerca 400 mil estudantes, e depois, fazer com que o número chegue até 1 milhão. Estima-se que a conexão seja distribuída até o fim deste mês.

O acesso será restrito a sites e sistemas definidos cada instituição de ensino. Caso o aluno já tenha um plano de dados, o acesso será gratuito às plataformas indicados e nada será cobrado da franquia. Se não tiver, será disponibilizado um chip para acesso à internet

O projeto deriva de uma parceria entre o MEC e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Serão contemplados estudantes de famílias com renda per capita de até um e meio salário mínimo.

Segundo o secretário executivo do ministério, Antônio Paulo Vogel, a distribuição geográfica mostra que a maior parte dos alunos que terão direito ao benefício estudam na região Nordeste, cerca de 40%. O levantamento feito pela pasta mostra, ainda, que 90% dos estudantes brasileiros têm smartphones, por isso o foco é em ofertar o acesso à internet e não, aos equipamentos. 

Para estudantes residentes em áreas rurais ou sem sinal de internet, a saída deve ser mesmo buscar um outro local para acompanhar as aulas que forem oferecidas a distância. No entanto, a pasta prevê que as empresas de telefonia que participarem do projeto tragam soluções para esses casos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags