Ensino_EnsinoSuperior

MEC abre, nesta terça-feira (14), inscrições para o Prouni

Prazo termina sexta-feira (17) e estão em jogo na segunda edição do programa de 2020 167.780 bolsas integrais e parciais em 1.061 instituições de ensino superior

Correio Braziliense
postado em 13/07/2020 20:25
O Ministério da Educação (MEC) oferece mais uma oportunidade de acesso ao ensino superior depois do Sisu e abre as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). O Programa oferece bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior.
 
Prazo termina sexta-feira (17) e  estão em jogo na segunda edição do programa  de 2020 167.780 bolsas integrais e parciais em 1.061 instituições de ensino superior 

Os estudantes poderão se inscrever entre terça-feira (14) e sexta-feira (17), no portal do Prouni, em que também é possível consultar as bolsas disponíveis. É importante destacar que, para se inscrever, é preciso utilizar o login e a senha cadastrados no acesso.gov.br, o portal de serviços do Governo Federal.  

Nesta edição do Programa, que é o segundo processo seletivo de 2020, foram disponibilizadas 167.780 bolsas em 1.061 instituições particulares de ensino superior, sendo 60.551 bolsas integrais e 107.229 bolsas parciais. O resultado da primeira chamada deve ser divulgado em 21 de julho. Lembrando que o Prouni tem, ainda, outras duas oportunidades (segunda chamada e lista de espera) para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo. O cronograma completo está no portal do Prouni.  

Requisitos

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. O candidato também precisa ter realizado o último Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.  

Bolsas

Os quatro estados com maior oferta de bolsas em geral são, nessa ordem: São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Paraná. Confira:

Clique aqui e confira a oferta de vagas por estado. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags