Ensino_EnsinoSuperior

Prouni registra 305 mil inscrições nesta quarta-feira

Prazo para concorrer às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) encerra nesta sexta-feira (17)

Correio Braziliense
postado em 16/07/2020 18:41
Os universitários que pretendem concorrer às bolsas parciais e integrais do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até as 23h59 desta sexta-feira (17) para se inscrever. O processo seletivo do 2º semestre do Prouni teve início na última terça-feira (14) e, até às 11h da manhã desta quinta-feira (16), já somava 305.202 inscrições. 
 
Prazo para concorrer às bolsas  do Programa Universidade para Todos (ProUni) encerra nesta sexta-feira (17) 

Há oferta, nesta edição, de bolsas do Prouni em 1.061 instituições privadas de educação superior do país. Ao todo, são ofertadas 167.780 bolsas, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais, que são aquelas que cobrem a metade do valor da mensalidade do curso. 

Para disputar uma das 60.551 bolsas integrais ofertadas, o candidato precisa ter participado do Enem de 2019 e atender aos seguintes critérios: 
  • ter nota média das provas do Enem 2019 de, no mínimo, 450 pontos e nota acima de zero na redação;
  • ter renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio; e
  • ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral.    
Para a bolsa parcial, a exigência do critério de renda é de até três salários mínimos por pessoa da família. Os demais critérios de admissibilidade ao Prouni são os mesmos dos exigidos para a bolsa integral, que é a que cobre a totalidade dos custos da mensalidade do curso. 

Diferentemente do Sisu, cujo resultado é divulgado em chamada única, o Prouni divulga o resultado da seleção em duas chamadas. A data da primeira chamada é dia 21 de julho e da segunda chamada, em 4 de agosto. O candidato não pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas ainda pode  disputar uma bolsa por meio da lista de espera. De 18 a 20 de agosto é o prazo para o candidato inscrito manifestar interesse nessa última etapa da seleção do Prouni. O resultado da lista de espera será divulgado em 24 de agosto. 
 

Saiba Mais

 

O Prouni é um programa de acesso à educação superior. É vedada a participação para quem já tenha concluído algum curso de nível superior. 

Comprovação de informações

O candidato pré-selecionado no processo seletivo do Prouni, que entregou sua documentação de acordo com as exigências do Programa, pode se informar na própria instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado quanto à aprovação ou não para a obtenção da bolsa. Cabe à instituição de ensino efetuar a conferência e a veracidade das informações constantes na inscrição do candidato, e por ele declaradas no ato da inscrição. 

Oferta nos estados e Distrito Federal

Os quatro estados com maior oferta total de bolsas são, nessa ordem: São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Paraná.
Confira aqui o quantitativo total de bolsas integrais e parciais ofertadas. 
O cronograma completo está no portal do Prouni. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags