Ensino_EnsinoSuperior

Estudo da UnB mostra que ansiedade é a principal queixa durante a pandemia

Pesquisa avaliou os atendimentos psicológicos feitos no mês de junho a estudantes, docentes e funcionários da universidade

Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 23:36
Pesquisa avaliou os atendimentos psicológicos feitos no mês de junho a estudantes, docentes e funcionários da universidade
A Universidade de Brasília (UnB) tem publicado boletins sobre o avanço da covid-19 no Brasil, no Distrito Federal e na comunidade acadêmica. O último relatório referente à atenção psicossocial mostra que a principal queixa, referente à saúde mental, entre os estudantes, docentes e funcionários que recebem atendimento psicológico tem sido ansiedade. A pesquisa avalia os atendimentos no período entre 31 de maio e 26 de junho.

As crises de ansiedade são principalmente relacionadas a questões familiares, ao convívio em casa e a questões acadêmicas. Em segundo lugar, medo de adoecer, de morrer e acontecimentos atuais são citados pelos pacientes.

No período, houve um aumento de 25% nos atendimentos individuais por semana. A maior parte dos atendimentos foram por demanda dos pacientes (76,1%), o que revela uma maior procura pelo serviço. O restante, foi resultado de encaminhamentos prévios. A expressiva maior parte dos atendimentos - 93,8% - é de estudantes. Neste intervalo, foram feitas 163 sessões psicológicas individuais, no total.
Outras iniciativas visando ao apoio psicossocial da comunidade acadêmica da instituição estão sendo realizadas. O projeto Falarte é um espaço de compartilhamento de experiências dos estudantes com objetivo de acolher, coletivamente, o mal estar comum às vivências estudantis. Do Giz à Palavra é um projeto voltado aos docentes repartirem experiências próprias do período de pandemia e isolamento social. A Palavra como Apoio é outro projeto similar, destinado aos servidores técnico-administrativos. O projeto Mindfulness é composto por intervenções como relaxamento, visualizac%u0327a%u0303o guiada, conscie%u0302ncia da respirac%u0327a%u0303o e alongamentos.

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) também tem desenvolvido projeto de acolhimento de profissionais de saúde visando à redução de possíveis danos psicossociais por meio de acolhimento em sau%u0301de mental, acolhimento para reestruturac%u0327a%u0303o de rotina, acupuntura, auriculoterapia, terapia floral, aromaterapia e cristaloterapia, atendimento psicolo%u0301gico, constelac%u0327a%u0303o familiar, quick massagem, reiki e relaxamento 
 
Os estudos e atividades são parte do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19, que tem avaliado os impactos e desenvolvimento nas áreas de Atenção Psicossocial, Prevenção e Promoção da Saúde, Pesquisa, Inovação e Extensão, Comunicação e Educação e Capacitação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags