Ensino_EnsinoSuperior

Debate entre concorrentes à reitoria da UnB acontece nesta quinta-feira

Transmissão acontece no canal do Youtube da Comissão Organizadora da Consulta (COC) e pela TV Comunitária

Celimar de Meneses*
postado em 05/08/2020 22:54
Transmissão acontece no canal do Youtube da Comissão Organizadora da Consulta (COC) e pela TV Comunitária
Começa a campanha pela reitoria da Universidade de Brasília (UnB). As quatro chapas, que concorrem aos cargos de reitores e vice-reitores, debaterão uma vez por semana até a data do primeiro turno, em 25 e 26 de agosto. O primeiro debate entre os candidatos acontece nesta quinta-feira (6/8), às 18h30, e será transmitido no canal do Youtube da Comissão Organizadora de Consulta (COC), que coordena o pleito.

A decisão final de quem ocupa a cadeira de reitor cabe ao Governo Federal, no entanto, tradicionalmente, a preferência da comunidade acadêmica é respeitada. 54 mil pessoas compõem a UnB, sendo mais de 39 mil estudantes de graduação, 8 mil de pós-graduação, 3 mil técnicos administrativos e quase 3 mil docentes.

A chapa escolhida vai ocupar a reitoria da UnB de 2020 a 2024 e terá a responsabilidade de lidar com o cenário acadêmico pós-pandemia. As campanhas podem ir até 7 de setembro em caso de segundo turno. A divulgação final do resultado da consulta será em 11 de setembro. Os candidatos podem enviar sete e-mails aos integrantes da comunidade acadêmica, em dias e horários preestabelecidos.

Os postulantes não podem exercer atividades administrativas até o resultado final, nem utilizar o site institucional da universidade para compartilhar materiais de campanha, conforme regulamento, sob pena de ter a candidatura cassada.

Confira os candidatos por cada chapa

Chapa Somar
Reitora: Márcia Abrahão Moura
Vice-Reitor: Enrique Huelva Unternbaumen

Chapa Unifica UnB ; seja plural
Reitor: Virgílio Caixeta Arraes
Vice-Reitora: Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa

Chapa UnB pode muito mais
Reitor: Jaime Martins de Santana
Vice-Reitor: Gilberto Lacerda dos Santos

Chapa Tempo de florescer UnB
Reitora: Maria Fátima de Sousa
Vice-Reitora: Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Regras do debate

A COC vai fazer dois sorteios que definirão a ordem das falas, referidos como 1; sorteio e 2; sorteio. O debate será dividido em quatro blocos. No primeiro, cada candidato terá sete minutos para apresentar suas propostas na ordem do 1; sorteio. No segundo bloco, cada candidato fará uma pergunta para o candidato definido no 2; sorteio, as perguntas deverão ser feitas em 1 minuto e 30 segundos e as respostas em 3 minutos. O tempo para tréplica será de 1 minuto.

No terceiro bloco os candidatos responderão perguntas da comunidade acadêmica, que serão enviadas por formulário Google que será disponibilizado pela organização. Serão duas perguntas para cada candidato com 3 minutos para cada resposta. No último bloco cada concorrente terá cinco minutos para considerações finais. Os candidatos a vice-reitores poderão participar do debate caso convocados pelos candidatos a reitores.

Como assistir

Pelo canal no Youtube da Comissão Organizadora da Consulta (COC) ou pela TV Comunitária, canal 12 da Net.
* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação