Ensino_EnsinoSuperior

Debate entre concorrentes à reitoria da UnB acontece nesta quinta-feira

Transmissão acontece no canal do Youtube da Comissão Organizadora da Consulta (COC) e pela TV Comunitária

Correio Braziliense
postado em 05/08/2020 22:54
Transmissão acontece no canal do Youtube da Comissão Organizadora da Consulta (COC) e pela TV Comunitária
Começa a campanha pela reitoria da Universidade de Brasília (UnB). As quatro chapas, que concorrem aos cargos de reitores e vice-reitores, debaterão uma vez por semana até a data do primeiro turno, em 25 e 26 de agosto. O primeiro debate entre os candidatos acontece nesta quinta-feira (6/8), às 18h30, e será transmitido no canal do Youtube da Comissão Organizadora de Consulta (COC), que coordena o pleito.

A decisão final de quem ocupa a cadeira de reitor cabe ao Governo Federal, no entanto, tradicionalmente, a preferência da comunidade acadêmica é respeitada. 54 mil pessoas compõem a UnB, sendo mais de 39 mil estudantes de graduação, 8 mil de pós-graduação, 3 mil técnicos administrativos e quase 3 mil docentes.

A chapa escolhida vai ocupar a reitoria da UnB de 2020 a 2024 e terá a responsabilidade de lidar com o cenário acadêmico pós-pandemia. As campanhas podem ir até 7 de setembro em caso de segundo turno. A divulgação final do resultado da consulta será em 11 de setembro. Os candidatos podem enviar sete e-mails aos integrantes da comunidade acadêmica, em dias e horários preestabelecidos.

Os postulantes não podem exercer atividades administrativas até o resultado final, nem utilizar o site institucional da universidade para compartilhar materiais de campanha, conforme regulamento, sob pena de ter a candidatura cassada.
 

Confira os candidatos por cada chapa

Chapa Somar
Reitora: Márcia Abrahão Moura
Vice-Reitor: Enrique Huelva Unternbaumen

Chapa Unifica UnB – seja plural
Reitor: Virgílio Caixeta Arraes
Vice-Reitora: Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa

Chapa UnB pode muito mais
Reitor: Jaime Martins de Santana
Vice-Reitor: Gilberto Lacerda dos Santos

Chapa Tempo de florescer UnB
Reitora: Maria Fátima de Sousa
Vice-Reitora: Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Regras do debate

A COC vai fazer dois sorteios que definirão a ordem das falas, referidos como 1º sorteio e 2º sorteio. O debate será dividido em quatro blocos. No primeiro, cada candidato terá sete minutos para apresentar suas propostas na ordem do 1º sorteio. No segundo bloco, cada candidato fará uma pergunta para o candidato definido no 2º sorteio, as perguntas deverão ser feitas em 1 minuto e 30 segundos e as respostas em 3 minutos. O tempo para tréplica será de 1 minuto.

No terceiro bloco os candidatos responderão perguntas da comunidade acadêmica, que serão enviadas por formulário Google que será disponibilizado pela organização. Serão duas perguntas para cada candidato com 3 minutos para cada resposta. No último bloco cada concorrente terá cinco minutos para considerações finais. Os candidatos a vice-reitores poderão participar do debate caso convocados pelos candidatos a reitores.

Como assistir

Pelo canal no Youtube da Comissão Organizadora da Consulta (COC) ou pela TV Comunitária, canal 12 da Net.
 
* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags