Ensino_PosGraduacao

Ministro tem encontro nesta terça com bolsistas na Espanha

postado em 04/09/2012 12:38

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebe, nesta terça-feira, (4/9), os estudantes brasileiros que cursam graduação na Universidade de Salamanca, na Espanha. Os jovens, de famílias de baixa renda, participam do Programa de Estudos Superiores do Ministério da Educação e Universidade de Salamanca (ProUni-Salamanca). A reunião faz parte da viagem de Mercadante para a 72; reunião do conselho diretivo da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), na quarta-feira, 5.

O ProUni-Salamanca permite que dez estudantes brasileiros de baixa renda, selecionados a cada ano pelo MEC por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), cursem a graduação completa na universidade espanhola. As bolsas são financiadas pelo Banco Santander. À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC cabe o financiamento dos seis primeiros meses.

Criado em 2010, o programa seleciona estudantes de todas as regiões do Brasil. Na primeira edição, em 2010, foram indicados alunos das áreas de farmácia, engenharia química, de informática e civil, pedagogia, matemática e comunicação social; no ano seguinte, de ciências biológicas, matemática, engenharia e física; este ano, de matemática, química e física. Com duração de quatro anos ; até 2013 ;, o programa pode ser prorrogado por mais quatro.

Fundada em 1218, a Universidade de Salamanca é a mais antiga da Península Ibérica e uma das mais tradicionais da Europa. Com mais de 35 mil alunos, está entre as instituições universitárias mais prestigiadas da Europa.

Ascom MEC

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação