Ensino_PosGraduacao

Critérios para concessão de bolsas de estudos são questionados

postado em 13/12/2012 15:18
Lúcio Bernardo Jr
Audiência Pública:
Estudante questionou por que cursos foram preteridos mesmo sendo da mesma área.

Estudantes e deputados questionaram nesta quinta-feira (13) os critérios utilizados pelo Programa Ciência Sem Fronteiras na concessão de bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação. No último edital da instituição, cursos das áreas de humanas e saúde foram deixados de fora. Em 2012, o programa concedeu cerca de 21 mil bolsas para cursos no exterior.

A questão foi debatida em audiência pública realizada na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Autor de requerimento da audiência, o deputado Izalci (PSDB-DF) levou à comissão questionamentos feitos por diversos estudantes a ele sobre as razões para o Ciência Sem Fronteiras ter concedido tão poucas bolsas de pós-graduação a estudantes das áreas de ciências humanas.

O coordenador do programa Ciência sem Fronteiras, Geraldo Nunes, afirmou que a escolha dos cursos foi uma determinação da presidente Dilma Rousseff. ;Então houve uma retirada: jornalismo, administração, comunicação, etc. A presidenta solicitou que os próximos editais contemplassem exclusivamente as áreas que fossem com enfoque exclusivo tecnológico;, disse.

Presidindo a reunião, o deputado Izalci concedeu parte de seu tempo à estudante de Biblioteconomia da Universidade de Brasília Maria Luiza dos Santos, que expressou sua frustração ao relatar que se preparou o ano todo para concorrer à vaga e soube, somente em novembro, que seu curso tinha sido cortado da lista.

Ciência com Fronteiras
Alunos de todo o país se juntaram em um movimento de protesto batizado de Ciência com Fronteiras e acionaram o Ministério Público, contou a estudante.

"Ainda falam que é questão de área prioritária, mas no meu caso de editoração e publicações eletrônicas, isso envolve tecnologia;, disse Maria Luiza. ;E por que enfermagem e fisioterapia foram retirados e medicina continuou? O que faz um curso melhor do que o outro? O que faz um aluno melhor do que o outro?;, questionou. ;Porque eu tenho um perfil de excelência na Universidade de Brasília de que me adianta isso?", concluiu a estudante.

Pagamento difícil
Sobre o fato de que existem estudantes brasileiros na Europa que estão sem receber a bolsa há vários meses, Geraldo Nunes explicou que o Banco do Brasil não sabia que haveria dificuldades em efetuar o pagamento para estudantes de pequenas cidades europeias, onde os bancos são locais.

;O Banco do Brasil se deparou com essa dificuldade agora. Nós estamos cotidianamente nos reunindo com o banco para resolver isso. Nós não sabíamos que esses bancos não têm nem código internacional para recepção de recursos externos;.

O coordenador do Ciência sem Fronteiras reconheceu que é preciso fazer ajustes no programa. Ele informou que haverá uma reunião ainda nesta quinta-feira, em que já podem ser decididas mudanças nos critérios do programa.
[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação