postado em 26/02/2015 15:04
O programa Bolsa Família, do Governo Federal, completa uma década de aplicação. A partir dessa data é possível avaliar a eficácia do programa em suas propostas. Com isso, o Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB) debate a forma como o programa do governo federal é percebido no ambiente escolar.O pedagogo José Ivaldo Lucena, autor da dissertação, defende o tema O impacto educacional do Programa Bolsa Família na cidadania de jovens do Ensino Médio no DF. ;Escolhi usar os jovens de ensino médio para fazer um recorte sobre o programa, já que existem pesquisas voltadas as características socioeconomicas, mas não ao critério educacional;, explica o mestrando, que também é especialista em direitos humanos.
Na dissertação, José Ivaldo avalia a iniciativa do programa em melhorar assiduidade dos alunos beneficiados (uma vez que é obrigatória a presença dos estudantes em 96% das aulas), mas defende que é necessária uma nova projeção de metas. ;Nesses 10 anos, o programa cumpriu seu primeiro papel, que é trazer a presença do aluno na escola. A minha sugestão é repensar os critérios da vinculação educacional como um próximo passo. Ou seja, que além da frequência, o programa considere também o desempenho escolar desses estudantes;, disse.
A pesquisa abrangeu estudantes do ensino médio que recebem auxílio do programa, além de coordenadores e pedagogos que trabalham em contato com os beneficiados. A dissertação será defendida nesta sexta-feira (27), às 14h, no Câmpus II da UCB (sala B-107), na Asa Norte, em Brasília (DF). Também está prevista a presença do senador Cristovam Buarque (PDT/DF) na apresentação da dissertação.