postado em 15/08/2016 15:15
O Ministério da Educação (MEC) decidiu retomar o Programa de Apoio ao internato Médico em Universidades Federais (Pró-Internato), coordenado anteriormente pelo Ministério da Saúde. Serão repassados cerca de R$ 9,9 milhões para o pagamento de 756 bolsas em 26 cursos de medicina de universidades federais que não possuem hospitais próprios. O financiamento é destinado à prática do ofício na forma de internato.
O último programa Pró-Internato a selecionar bolsistas realizado pelo Ministério da Saúde ocorreu em 2014. Até janeiro deste ano, foram financiadas bolsas para tutores acadêmicos e preceptores do serviço de saúde em seis áreas do internato: clínica médica, cirurgia geral, ginecologia-obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade ou saúde coletiva e urgência e emergência.
O objetivo da liberação é garantir a continuidade do financiamento de bolsas de tutoria acadêmica e preceptoria de estudantes de medicina por meio do Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde (Prodeps). O programa será implementado pelo MEC sob a tutela da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior (Sesu).