Ensino_PosGraduacao

Hospitais da Rede Ebserh recebem residentes médicos e multiprofissionais

postado em 07/03/2017 19:12

Por todo o país, profissionais aprovados nos processos seletivos para as residências médica e multiprofissional dos hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) passam por eventos de integração desde o início deste mês. Segunda-feira, 6, foi a vez dos acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) conhecerem parte da rotina que terão no Hospital de Clínicas (HC) e no Hospital Universitário (HU), localizados no Recife e em Aracaju, respectivamente.

No Recife, 113 novos profissionais foram recepcionados nos programas de residência médica e multiprofissional. ;Acolher residentes é a missão principal de um hospital universitário, bem como ensinar e formar profissionais com qualidade para o Sistema Único de Saúde (SUS);, destacou o superintendente do Hospital de Clínicas da UFPE, Frederico Jorge Ribeiro. ;Eles entram agora num contexto diferente daquele que existia antes da gestão da Ebserh: um HC melhor, mais limpo e com toda a infraestrutura necessária para prestar assistência ao paciente. Ainda há muito a fazer, mas o que temos hoje já atende muito bem ao que os residentes precisam para sua formação e para proporcionar uma assistência de qualidade.;

Já em Aracaju, a solenidade de acolhimento aos novos residentes contou com palestras e dinâmicas de integração. Para a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, tanto o hospital de Aracaju quanto o de Lagarto, cidade do interior sergipano, são capazes de cumprir os seus papéis no que diz respeito à formação desses profissionais. Ela também lembrou que a conclusão de algumas obras ampliará o local de prática dos alunos. ;A entrega dos prédios do Anexo Hospitalar e da Unidade Materno-Infantil, em 2018, significará um aumento nos serviços oferecidos pelo hospital e ainda servirá como campo de aprendizagem para os residentes;, disse.

Em Curitiba (PR), os novos residentes do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) foram recepcionados na última quinta-feira, 2. A instituição mantém a residência médica há 50 anos, enquanto a residência multiprofissional foi criada em 2010, assim que o Ministério da Educação definiu as regras para o curso. Na sexta-feira, 3, mais 50 profissionais de enfermagem, psicologia, nutrição, farmácia e terapia ocupacional concluíram a formação nessa residência.

No Mato Grosso do Sul, os 30 aprovados nas residências ofertadas pelo Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) passaram por visita às dependências do hospital e por diversas capacitações na solenidade de recepção, ocorrida em 1; de março. A equipe de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho promoveu uma série de minipalestras, em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e o Laboratório, para repassar as informações e orientações necessárias a uma boa integração às rotinas do hospital.

Residência O curso de residência multiprofissional em saúde tem característica de pós-graduação lato sensu, na modalidade de treinamento em serviço em unidade hospitalar e nas redes conveniadas de saúde. Com duração de dois anos e carga horária mínima de 5.760 horas, o regime é de dedicação exclusiva, em tempo integral. As atividades teóricas abrangem 20% da carga horária total, ficando os demais 80% destinados às atividades práticas e teórico-práticas de formação em serviço.

O programa de residência médica também possui características de curso de pós-graduação lato sensu, sob a forma de treinamento em serviço. É destinado a médicos brasileiros ou formados em escolas oficiais com cursos reconhecidos pelo MEC e a médicos com diploma estrangeiro devidamente revalidado no Brasil e com visto de permanência regular no Ministério da Justiça. Todos os programas ofertados são credenciados pelo MEC, e as vagas oferecem bolsa no valor regulamentado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que hoje é de R$ 3.330,43.

Ebserh

O HC-UFPE, o HU-UFS, o CHC-UFPR e o HU-UFGD integram a rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que, vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. Criada em 2011, a Ebserh também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à empresa.

Portal MEC

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação