Ensino_PosGraduacao

Dissertação da área de educação se transforma em livro

O lançamento ocorrerá sábado (21), na livraria Leitura do Conjunto Nacional

postado em 19/10/2017 17:02
Professores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e demais interessados na área de educação têm oportunidade de aprimorar os conhecimentos acerca da própria subjetividade como profissional. O livro O infantil na constituição da subjetividade: O memorial educativo de professores em escrita e ação, de Katilen Squarisi, 42, será lançado no próximo sábado (21) na livraria Leitura do shopping Conjunto Nacional (Asa Norte), às 17h.

O lançamento ocorrerá sábado (21), na livraria Leitura do Conjunto Nacional

A obra parte da dissertação de mestrado da autora, que obteve o grau académico na Universidade de Brasília (UnB). ;Quando apresentei a defesa, muita gente quis saber mais. Pediam para que eu enviasse uma cópia e, assim, pudessem ler.; O interesse despertado nas pessoas levou Katilen, junto à orientadora ; a professora doutora Inês de Almeida ;, a transformar o trabalho acadêmico em livro. ;Foi mais do desejo dos outros em ter acesso ao conteúdo que desenvolvemos;, explica.

Doutoranda pela UnB, ela se graduou em pedagogia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCEUB), fez pós-graduação em psicopedagogia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Finalizado o mestrado em 2016, tratou logo de começar o doutorado neste ano.

Infantil e Infância
O título, em que se lê ;infantil;, pode levar muita gente a pensar se tratar da infância, como parte da vida do ser humano quando pequeno, mas a autora distingue. ;A palavra não remete a algo cronológico. É o que nos constitui desde a concepção, a maneira como nos relacionamos;.

Parte da renda arrecadada com a venda dos livros será doado ao Centro Social Santa Clara ; creche destinada a atender crianças carentes no DF, localizada na Estrutural. ;Na Igreja que eu frequento, sempre ajudamos algumas entidades e resolvemos contribuir com essa que ajuda crianças bastante necessitadas. Como trabalho na área que envolve crianças, eu quis fazer essa ligação;, completa.
Sobre a obra:
;Na condição de orientadora e coorientador, apresentamos este trabalho que, não apenas se inscreveu como produção acadêmica a privilegiar os processos investigativos da constituição subjetiva dos professores utilizando o dispositivo de escrita da memória educativa, quanto se constituiu em desafiadora e singular proposta inserindo a metodologia do sociopsicodrama, razão porque registra em seu título ;memorial educativo de professores em escrita e ação;.
Importante e preciosa condição a pesquisa acadêmica nos oferece quando vivenciamos as possibilidades de articulação de saberes e aportes epistemológicos-metodológicos singulares, mas vislumbrados com possibilidades de aproximação, cuidadosamente tecidos e articulados. Muito mais que uma ;bricolagem;, pensamos que conferiram sentido e significado à vivência dos momentos de cenas representadas, em especial, quando se trata de Psicanálise e Sociopsicodrama.;

Lançamento: 21 de outubro, das 17h às 19h na livraria Leitura do shopping Conjunto Nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação