Ensino_PosGraduacao

Especialização da Fundaj vai atuar como incubadora de projetos

Portal MEC
postado em 06/11/2017 21:29

Ofertar curso de pós-graduação que ajude a desenvolver um projeto aplicado na região é a proposta da Escola de Inovação e Políticas Públicas (Eipp), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), vinculada ao Ministério da Educação, ao lançar a especialização em políticas educacionais e inovação. Com o propósito de ser incubadora de projetos, a especialização vai apoiar, durante dez meses, iniciativas capazes de gerar impacto direto na educação dos municípios pernambucanos e estados vizinhos.

A intenção, como afirma o coordenador-geral da Eipp, Vinícius Werneck, é que os estudantes sejam ;protagonistas do aprendizado;, ao executar na prática o projeto. ;A especialização em políticas educacionais e inovação foi planejada com o que há de mais moderno em termos de metodologia de ensino. Nosso objetivo é que os alunos realmente desenvolvam projetos que possam ser incorporados em prefeituras e secretarias de educação, promovendo avanços significativos na educação pública;, explica.

A especialização, gratuita, terá oferta de 30 vagas e as inscrições devem ser realizadas na página eletrônica da Eipp até o dia 10 de novembro. As aulas iniciam em março de 2018, no campus Derby da Fundaj. Durante o curso, os alunos serão orientados por professores com experiência em universidades nacionais e internacionais, como as de Harvard (EUA), Oxford (Inglaterra) e Genebra (Suíça).

Mestre em políticas públicas, o diretor da Eipp, Felipe Oriá, conduzirá a disciplina integradora, responsável por alinhar toda a grade curricular ao projeto de intervenção. ;Ao se inscreverem no curso, os candidatos já propõem um pré-projeto com foco em um problema específico na educação pública. No decorrer da especialização, vamos viabilizar a implementação das ideias que forem selecionadas, fazendo, inclusive, a ponte entre os alunos e as secretarias interessadas;, diz.

O curso será divido em quatro etapas: diagnóstico, desenho, intervenção e avaliação, e conclusão. Já no fim da segunda fase, os alunos apresentam seus projetos aos secretários e prefeitos. ;O importante na especialização é essa parceria da escola com os municípios, para que o município seja de fato um parceiro e contribua para a viabilidade da implementação do projeto na sua cidade. A escola é a grande catalisadora dessas ações;, ressalta a coordenadora do curso, Romerita Farias.

O formulário de inscrição e mais informações estão disponíveis na .

Dúvidas podem ser tiradas no e-mail ou nos telefones (81) 3073-6634 e (81) 3073-6635.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação