Ensino_PosGraduacao

Quer estudar pós-graduação na Coreia do Sul?

O governo daquele país está oferecendo sete bolsas de estudos para brasileiros. Prazo termina em 2 de março

Eu, Estudante
postado em 27/02/2018 19:16
O governo coreano está oferecendo sete bolsas de estudos para brasileiros com menos de 40 anos de idade em 64 universidades do país para mestrado ou doutorado, entre elas três das mais prestigiadas como a Universidade da Coreia, Universidade Nacional de Seul e Yonsei.
Os candidatos precisam apresentar excelente desempenho acadêmico e com grande interesse no país asiático. Neste ano, uma das vagas é reservada para descendentes de coreanos, os chamados ;Overseas Koreans;, que não possuem cidadania daquele país.

Além disso, os candidatos precisam ser cidadãos brasileiros e filhos de brasileiros, gozar de boa saúde física e mental, ter um diploma bacharel para inscrição no programa de mestrado e diploma de mestrado para doutorado, além de possuir excelente domínio da língua inglesa e aproveitamento de 80% das notas da formação imediatamente anterior.

O governo coreano assegura, entre os benefícios, passagem aérea ida e volta, dormitório compartilhado, bolsa mensal ao equivalente a US$ 900 em moeda local, além de curso de um ano de língua coreana, todo o curso superior custeado pelo governo, seguro médico, entre outros.

O programa
O primeiro ano do Programa de Bolsa de Estudos para Alunos de Graduação 2018, ou KGSP como é conhecido, é destinado à aprendizagem da língua coreana em instituição designada pelo Instituto Nacional de Educação International (NIIED), órgão ligado ao Ministério da Educação da Coreia.

Ao término do curso do idioma, os bolsistas são submetidos ao teste de proficiência da língua, o TOPIK, e devem atingir nível 3, em escala que vai até 6. Apenas após este período e a devida aprovação é que eles passam a ter acesso ao nível superior do país, na faculdade anteriormente para qual foram selecionados.

Como se inscrever
Há duas maneiras de se inscrever para a bolsa. A primeira é por meio da Embaixada (em que é possível se candidatar a três universidades de uma vez) ou diretamente na universidade escolhida.

No primeiro caso, é preciso preparar e enviar à Embaixada da República da Coreia em Brasília (localizada no Setor de Embaixadas Norte, Avenida das Nações, Lote 14 ; CEP: 70800-915) toda a documentação necessária em quatro envelopes que devem ser armazenados dentro de um maior: um com a documentação original e três com cópias autenticadas. O prazo para envio é de 26 de fevereiro a 2 de março, sendo este o último dia de recebimento e não de postagem.

No caso da candidatura diretamente na universidade, o interessado deverá enviar apenas um envelope com os documentos exigidos para o endereço da universidade. Não é possível fazer a candidatura via Embaixada e via Universidade, sob o risco de ter as inscrições invalidadas.

Após o recebimento das inscrições e análise da documentação, um grupo de candidatos será selecionado para entrevista por telefone, em inglês. Os aprovados na análise documental e entrevista terão os documentos enviados a Coreia. A partir daí, o processo é realizado diretamente com o NIIED e universidades.

A lista com os documentos necessários assim como regras de envio estão no próprio edital do programa, disponível no site http://overseas.mofa.go.kr/br-pt/index.do

Preparação da documentação e outras dicas:

Preencha todos os formulários em inglês.
No texto de apresentação, escreva sobre seus estudos, atividades, interesse pela Coreia e tudo aquilo que possa ajudar em sua candidatura. É a oportunidade de mostrar os motivos pelos quais você deveria ser escolhido (a) para a bolsa.
No plano de estudo, pesquise sobre a grade curricular da universidade de sua escolha e demonstre que está informado sobre o curso e as matérias que deseja cursar.
Organize todos os formulários e documentos como certificados (cópia autenticada com tradução juramentada) em ordem. Faça três cópias da documentação. Envie as originais juramentadas em um envelope juntamente com as duas cartas de recomendação que devem vir seladas pelos próprios professores.
Coloque as outras 3 cópias em 3 envelopes separados na mesma ordem. Coloque tudo (4 envelopes) em um envelope maior e envie para a Embaixada. Sinalize fora do envelope qual deles se refere aos documentos originais.

Etapas do processo seletivo:

Análise da documentação pelo comitê de seleção da Embaixada (documentação incompleta ou incorreta implica em imediata desclassificação do candidato);
Entrevista em inglês
Anúncio do resultado da primeira etapa;
Envio da documentação dos selecionados para o NIIED;
O NIIED enviará os três envelopes com cópias simples para as três opções de universidade do candidato. Assim, é necessário aguardar a aprovação das universidades. Pode-se ser aprovado pelas três ou duas e então ter que escolher ou não ser aceito por nenhuma das três universidades.


Os documentos devem ser enviados para:
Departamento de Cultura
Embaixada da República da Coreia
SEN ; Av. das Nações, Lote 14 ; Asa Norte
Brasília - DF CEP: 70800-915



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação