Ensino_PosGraduacao

Capes adota novos critérios para concessão de bolsas

O objetivo é corrigir distorções na distribuição do benefício; implementação será feita de forma gradativa

Correio Braziliense
postado em 20/02/2020 16:52
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou, nesta quinta-feira (20), um modelo inédito para definir a concessão de bolsas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). O objetivo é corrigir distorções na distribuição atual dos benefícios, valorizando cursos com melhor desempenho acadêmico e que são oferecidos em municípios com baixo índice de desenvolvimento humano.
 
O objetivo é corrigir distorções na distribuição do benefício; implementação será feita de forma gradativa 

O modelo será implementado gradativamente. A ideia é rever, por exemplo, a distribuição de bolsas de estudos para cursos que possuem a mesma nota, estão na mesma área de conhecimento e localização geográfica, mas contam com quantitativos de bolsas muito diferentes. Também entram nesse contexto cursos de excelência com número de bolsas inferior ao de cursos com nota mínima permitida.

Os bolsistas que já participam de programas de pós-graduação stricto sensu não terão o benefício interrompido.

Conheça os novos critérios da concessão de bolsas:

Mérito acadêmico: o novo modelo equilibra a distribuição de bolsas com o resultado da avaliação periódica da pós-graduação realizada pela Capes. Ou seja, quanto mais elevada for a nota obtida pelo curso, maior será o número de bolsas a que ele terá direito, valorizando o mérito acadêmico;

Número de formados: agora, o número de estudantes titulados por curso será levado em consideração na concessão de bolsas. A Capes irá comparar o número médio de titulados no período de 2015 a 2018 com a média de titulados do colégio;

Mais doutores: os cursos de doutorado receberão mais bolsas do que os de mestrado. Esse critério tem como base a meta 14 do Plano Nacional de Educação (PNE), de titular 25 mil doutores por ano até 2024;

Impacto local: a concessão de bolsas de doutorado e de mestrado levará em conta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). A ideia é gerar impacto social e econômico nos municípios menos desenvolvidos. Com isso, um curso localizado em cidade com o índice baixo terá duas vezes o número de bolsas que um curso semelhante ofertado em um município com índice muito alto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags